Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Coleccionismo de Temática Flaviense - Postal Máximo com a Ponte Romana

01.05.08 | blogdaruanove

 

A marcofilia é uma área de coleccionismo que se ocupa do estudo e catalogação dos carimbos (tecnicamente designados por obliterações) de correio. Uma área afim, a maximafilia, ocupa-se da conjugação das imagens de carimbos com selos e postais. Sempre que as imagens destes três elementos coincidem, estamos perante aquilo que os coleccionadores designam por postal máximo triplo. Neste caso particular, porque o carimbo não apresenta uma imagem coincidente com o postal e o selo, estamos apenas perante um postal máximo.

 

O postal reproduzido apresenta no verso a legenda 511. - CHAVES - PORTUGAL / Ponte Romana sobre o Rio Tâmega. / Pont Romain sur le Tâmega. / Roman Bridge on the river Tamega. / Puente Romano sobre el rio Támega. e foi editado pelo Centro de Caridade "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro" - PORTO. No verso, para além da obliteração constante na frente, o postal apresenta ainda uma obliteração circular de favor (tecnicamente, diz-se que uma peça filatélica recebeu uma obliteração de favor quando não circulou, ou não está destinada a circular, por via postal), com a inscrição CTT / 14.JUN.78 /44.

 

Os CTT emitiram estes selos, um com o valor facial de 5$00 (cinco escudos; reproduzido acima, com uma tiragem de 5.000.000 exemplares) e outro com o valor facial de 20$00 (com uma tiragem de 500.00 exemplares), para comemorar os XIX Séculos do Município de Chaves (Aquae Flaviae). A circulação oficial deste selos, com design de Rosário da Silva (datas desconhecidas), decorreu entre 14 de Junho de 1978 e 31 de Dezembro de 1983.

 

1 comentário

Comentar post