Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Envolvente Termal - Chaves - Portugal

05.05.08 | Fer.Ribeiro


.

Sempre que passo pelo espaço termal lembro-me de Torga, e hoje, mais uma vez, lembro-me dele e cito-o. Prometo que hoje não reivindico a justa homenagem que a cidade de Chaves lhe deve, pois hoje o assunto até é outro.

 

Chaves, 2 de Setembro de 1984

 

Integrado no ritual terapêutico dos mais anos, desde o amanhecer que sou devoto em devoção, inteiramente alheado do resto do mundo. Quando o Outono se aproxima, toda a minha natureza doente me pede esta cura revitalizadora. E bebo religiosamente doses de água como se bebesse doses de energia. O mito de Anteu, para mim, vai até às entranhas da terra.

 

Miguel Torga, in Diário XIV

 

 

Também eu costumo andar alheado do resto do mundo e nessas minhas distracções diárias, só duas coisas despertam a minha atenção: uma obra de arte (seja ela qual for) e o oposto, ou seja o feio e o mau gosto. Pois o novo revestimento das paredes da buvete das termas, embora transparente,  tiraram-me das minhas distracções diárias e, sem qualquer comentário, penso que já é altura de dispensar os “arquitectos” que têm pensado e projectado a cidade dos últimos tempos. É só uma opinião, e ao que consta, partilhada por muita gente.

 

Até amanhã, com outros olhares!