Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Coleccionismo de Temática Flaviense – Medalha do 1º Aniversário da Antena Radiante

15.05.08 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Na febre das rádios piratas, em Chaves surgiram três rádios, uma delas a Antena Radiante, cujas primeiras emissões foram feitas em Junho de 1987 a partir de um estúdio improvisado no último piso de um dos edifícios da Praça do Duque de Bragança.

 

Em 1988, já nas novas instalações na Rua Bispo Idácio, com salas técnicas, estúdio de gravação, estúdio de emissão, discoteca e umas dezenas de colaboradores, emitia regularmente em directo desde as 7 às 2 da manhã, com 4 hora de pausa.

 

Sem dúvida que pela qualidade da maioria dos programas e pelo dinamismo dos jovens colaboradores, desde cedo que arrebatou a maioria da audiência em Chaves, impondo-se como a rádio mais ouvida em Chaves, constando da sua grelha de programas as notícias com entrevistas de rua, os relatos de Futebol do Desportivo de Chaves e vários programas culturais, musicais, cómicos, de concursos, etc.

 

.

 

.

 

Mas foi também uma rádio de rua, cuja actividade não se limitava apenas à radiodifusão e poder-se-á dizer que por altura do seu primeiro aniversário, em 10 de Junho de 1988, deu uma pedrada no charco da apatia da cultura em Chaves, levando a cabo durante mais de uma semana variadíssimas actividades culturais, entre as quais uma feira do livro, exposições de arte, cinema, concursos literários, concurso de cartazes, etc. Período no qual fez a sua emissão rádio em directo num estúdio improvisado no Jardim das Freiras.

 

Foi no seu primeiro aniversário e após um concurso de ideias entre os colaboradores da rádio que foi lançada a medalha que hoje aqui apresentamos, que serviu também parte integrante dos vários troféus que foram dados na altura nos diversos concursos promovidos.

 

Pouco mais de um ano depois, com o processo de legalização das rádios, a Chaves, foram atribuídas duas licenças. Escusado será dizer que como era uma rádio livre e politicamente não alinhada com nenhum dos partidos políticos, para além de ter a maioria da audiência flaviense, foi a rádio excluída no processo de legalização.

 

Terminava assim a Antena Radiante – a Rádio de Chaves.

 

Ficou para a posteridade a medalha do seu primeiro aniversário.

 

Características:

 

Material: bronze

 

Dimensões (módulo): Largura - 8 cm; Altura – 5cm

 

Autoria: Carlos B.Barreira Guerra  [n.1960], assinada com Carlos Guerra.

 

Numeradas mas sem indicação de tiragem.

3 comentários

Comentar post