Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

O olhar de Musicorso - Claudio Malatesta, sobre a cidade

24.06.08 | Fer.Ribeiro

Foto de Musicorso

 

.

 

 

Então para variar, vamos àquilo que é costume às terças-feiras, um olhar diferente sobre a cidade de Chaves.

 

Uma das provas que a cidade de Chaves é uma cidade interessante, pelo menos fotograficamente falando, são precisamente as fotografias que há espalhadas e publicadas na NET, de gente que por uma ou outra razão, passa cá pela terrinha.

.

 

.

 

Podemos dizer que a cidade de Chaves é uma das cidades portuguesas melhor representadas a nível de grupos nacionais e até internacionais no flickr, não só pelos fotógrafos amadores flavienses (com ou sem blogues) com alojamento no flickr, mas também de muitos fotógrafos nacionais e estrangeiros.

.

 

.

 

Quando vi pela primeira vez as fotografias do nosso convidado de hoje e o seu nome (Cláudio), pensei tratar-se de mais um fotógrafo português ou com descendência portuguesa. Como as suas fotos não estavam disponíveis para cópia, fui obrigado a contactá-lo não só para lhe pedir as fotos como a devida autorização para a sua publicação no blog. Fiz o contacto em português e recebi quase de imediato resposta também em português, que embora correcto nas palavras e em palavra a palavra, já não o era tanto em sentido e facilmente se adivinhava a utilização e recurso a um tradutor automático. Pedia-me desculpa pelos erros, pois não era nem sabia falar e escrever português.

 

.

 

.

 

Na realidade o nosso convidado chama-se Cláudio Malatesta, é natural da ilha francesa de Córsega, tem 65 anos e vive em Paris. Em Abril passado, visitou na companhia de um amigo português o Norte de Portugal. Diz-me ter partido apaixonado pelas cidades do Norte de Portugal e das suas gentes, de onde levou mais de mil fotografias tiradas com a sua Panasonic FZ-30.

 

No flickr é conhecido por Musicorso, seu nome artístico, pois o Cláudio além de fotógrafo também é músico.

 

Não o conheço como músico, mas sim como fotógrafo, mas pela certa que se for tão bom músico como fotógrafo, valerá a pena também ouvi-lo.

 

.

 

.

 

Sobre a sua arte como fotografo, diz um outro fotógrafo:

 

“ Escrever sobre o trabalho do musicorso (Cláudio), é como viajar através das suas fotografias e sentir uma sensação... como se já tivéssemos estado naquele lugar.
A arte de trabalhar a objectiva é um constante rodopio de observações natas para a descoberta de cada imagem reproduzida.
A cor, o enquadramento, os planos, enfim a arte que os olhos do Cláudio nos transmite no resultado final, é sem dívida, um conjunto de imagens ou sucessões de imagens definidas pela distância entre a objectiva e a cena a fotografar ou a filmar e pelo conteúdo (dimensão e posicionamento dos objectos) dessa imagem. Deixam-nos completamente deslumbrados.”

 

Subscrevo estas palavras que são ditas sobre a sua arte de fotografar e que facilmente se poderá apreciar na sua galeria no flickr  que no momento conta com 4156 fotografias, das quais 24 estão no explore. Poderá vê-las em:

  

 

http://www.flickr.com/people/musicorso/

 

ou também em:

 

http://www.photographersdirect.com/malatesta

 

.

 

.

 

E só me resta mesmo deixar-vos com as fotos de Musicorso, ou de Cláudio Malatesta, que afinal são a mesma pessoa e, também agradecer ao seu autor o ter aceite ser o nosso convidado de hoje e a gentileza de nos ter cedido as suas fotos para publicação neste blog.

 

É mais um olhar sobre a cidade de Chaves.

 

Até amanhã!