O último Adeus ao Dr. Mário Gonçalves Carneiro
.
Chaves está mais pobre, pois acabou de perder um genuíno e ilustre flaviense que dedicou quase toda a sua vida à cidade e às Caldas de Chaves que abraçou como Director Clínico desde 1945, quando começaram a ser usadas e exploradas, graças a si, mediante orientação médica. Manteve-se no cargo de Director Clínico durante quase 60 anos, mais precisamente até 2004 quando pede a renúncia do cargo. Assistiu e contribuiu ao longo da sua vida como Director Clínico à defesa e divulgação das termas bem como à sua evolução e construção de novos balneários e à implementação de novos e variados tratamentos que as actuais e modernas instalações das termas hoje oferecem.
Conhecido por todos, amigo de todos e reconhecido por todos, o Dr. Mário Gonçalves Carneiro era um conversador nato e interessado por tudo quanto tinha a ver com Chaves, principalmente no que respeita à sua história e cultura. Interesses que muito contribuíram para granjear amizades com os mais ilustres da cultura portuguesa, como o Médico Adolfo Rocha ou o escritor e poeta Miguel Torga (como preferirem) que religiosamente durante 20 anos, no final do verão, frequentava as Termas de Chaves e se hospedava em casa do Dr. Mário Carneiro.
.
.
E termino esta introdução de um adeus a um ilustre flaviense precisamente com um excerto de palavras do seu amigo Miguel Torga, por sinal também umas das suas últimas palavras com registo da cidade de Chaves no seu último diário:
Chaves, 27 de Agosto de 1993
Envelhecer não é para covardes. E, morrer, muito menos. Corajosamente, envelheci, e corajosamente morro…
In Diário XVI, Miguel Torga
Fica um pequeno resumo da vida do Dr. Mário Gonçalves Carneiro, que Nasceu em Chaves, viveu em Chaves, faleceu em Chaves e vai a sepultar, amanhã, dia 7 de Julho, pelas 9 horas, também em Chaves.
.
.
Mário Gonçalves Carneiro
Nasceu a 7 de Dezembro de 1917 na freguesia de Santa Maria Maior, Chaves.
Faleceu em 5 de Julho de 2008 na freguesia de Santa Maria Maior, Chaves.
Médico - Cirurgião.
Habilitações
Licenciado em Medicina e Cirurgia (1942) e Doutoramento Profissional em Medicina pela Universidade de Coimbra; Curso de Hidrologia e Climatologia Médica; Curso de Ciências Pedagógicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Especialização
Associações a que pertenceu
Sócio correspondente da Sociedade Espanhola de Hidrologia Médica de Madrid (1949); Sociedade Portuguesa de Hidrologia e Climatologia Médica (1956); Sócio de Mérito da Associação dos Jardins Escolas João de Deus de Lisboa (1963) - (por ter sido Presidente da Comissão angariadora de fundos e executiva da construção do Jardim Escola João de Deus, de Chaves). Elos Club (Porto). Sociedade Histórica da Independência de Portugal (Lisboa). Sociedade Martins Sarmento (Guimarães). Instituto D. João de Castro (Lisboa). Membro da Sociedade Internacional de Hidrologia e Climatologia Médica (Alemanha). Membro correspondente estrangeiro da "Real Academia de Medicina e Cirurgia da Galiza".
.
.
Jornais, revistas e obras conjuntas em que colaborou
Diversos Jornais, Revistas e Colaborações conjuntas; Estações de Rádio Nacionais e Locais, e Televisão Portuguesa e da Galiza.
Livros:
- "Caminhos portugueses de peregrinação a Santiago"
- “A Magia de Aquae Flaviae – Caldas de Chaves” e
prefácio "As Águas-Flávias".
Obras publicadas e comunicações apresentadas
As Caldas de Chaves (Tese de Licenciatura em Medicina, 1945); As Caldas de Chaves (No passado, na presente e no futuro, 1946); Participação no Salão de Artistas Médicos (Exposição Nacional - de Artistas Médicos - XXV Aniversário da Ordem dos Médicos - Porto, 14 de Dezembro de 1963); As Caldas de Chaves (Documentos do Arquivo do seu primeiro Director Clínico, 1967; Termalismo Intensificação do aproveitamento termal (Comunicação do I Colóquio para o Desenvolvimento do Distrito de Vila Real, 1970);
As Caldas de Chaves (Contribuição nos trabalhos preparatórios do IV Plano de Fomento da Região Norte, 1972); Evolução Termal de Chaves (Comunicação do I Colóquio Termal Transmontano, 1973); Condições essenciais para o desenvolvimento do Termalismo em Portugal (Comunicação às Jornadas do Termalismo Português em Monfortinho, Maio de 1980 e ao Congresso da Federação Internacional de Termalismo e Climatismo - FITEC - em Guimarães, Outubro de 1980; Hidrologia Médica e Dignidade Profissional (Comunicação ao Colóquio Termal das Beiras - Zona Sul, em Monfortinho, Outubro de 1981); Participação no II Encontro de Escritores e Jornalistas Transmontanos, em Chaves (Março de 1982); A Água e o Clima na sabedoria popular transmontana (Palestra proferida no Liceu Fernão de Magalhães, em Chaves, no dia mundial do ambiente, 7 de Junho de 1983); Importância da Crenoterapia em Reumatologia (Palestra proferida no VI seminário Luso-Norueguês,
.
.
Conferências
Na Câmara Municipal de Chaves (8 de Julho - dia da Cidade); Regimento de Infantaria de Chaves (As Caldas de Chaves e os Militares), em Agosto de 1988; Pólo de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Energia Geotérmica, em Julho de 1989); Sociedade Cultural Flaviense (Influência do Termalismo no Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega), nas comemorações do 1º Centenário; Associação Comercial de Chaves; Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro; Liceu Fernão de Magalhães (Chaves na História e na Lenda); Escola Secundária Dr. Júlio Martins (Saúde e Insucesso Escolar); Escola Secundária dos Fortes, Escola Secundária de Casas dos Montes, em Chaves; Escola Secundária de Montalegre; Escola Secundária de Vai paços; Escola Secundária de Carrazedo de Montenegro; Escola Secundária dos Aregos (Toxicodependência - 1992); Escola Secundária Dr. Júlio Martins (À Volta das Ideias - 1992); Casa da Cultura Popular de Outeiro Seco - 1993; Casa da Cultura de Vilarelho da Raia - 1993. Relatórios anuais das Caldas de Chaves. Fundación Hospital (Verin) (O Termalismo no Vale do Tâmega).
.
.
Cargos que ocupou
Director Clínico das Caldas de Chaves, nomeado pela primeira vez em 22 de Setembro de 1945, funções que desempenhou até ao seu pedido de renúncia do cargo em 2004.
Director da Casa de Saúde, na Rua de Santa Maria, em Chaves, desde 1950.
Secretário Geral no I ColóquIo Termal Transmontano (Junho de 1973).
Secretário Geral do Colóquio Termal do Alto Tâmega e Encontro Luso-Espanhol de Hidrologia Médica (Maio-Junho de 1986).
Organização do Curso de Divulgação de Hidrologia Médica para Clínicos Gerais do Norte de Portugal e da Galiza (Abril de 199 I).
Médico Escolar do Jardim Escola João de Deus em Chaves.
Médico do Serviço Nacional de Emprego e Formação Profissional.
Médico do Serviço Nacional de Saúde.
.
.
Homenagens
Dos Amigos, nos 25 anos de actividades nas Caldas de Chaves.
Do "Grupo dos Amigos das Caldas de Chaves”, nos 40 anos de actividades (colocação de lápide na buvette, e no Jardim Escola João de Deus).
Das Rádios locais do Alto Tâmega (individualidade do ano de 1991).
Diploma concedendo a Medalha Municipal de Mérito - Grau Prata (Julho de 1993).
Diploma concedendo a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro (Setembro de 1995).
Descerramento do Busto, situado no Largo Tito Vespasiano, em Chaves (22 de Setembro de 1995).
.
.
Medalhas e Condecorações
Placa da Casa da Cultura de Outeiro Seco
Da "Associação dos Jardins Escolas João de Deus, de Lisboa"
Comemorativa dos 100 anos da "Sociedade Flaviense", e da Escola Secundária C +S de Chaves
Medalha Municipal de Mérito - Grau Prata (Julho de 1993)
Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro (Setembro de 1995)
Grande Oficial da Ordem de Mérito (10 de Junho de 1997).