Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

O olhar de Óscar AF Óscar Aparício, sobre a cidade

15.07.08 | Fer.Ribeiro

 

.

 

 

E como hoje é terça-feira o olhar sobre a nossa cidade é um olhar diferente do meu ou do habitual.

 

Hoje o olhar é mesmo diferente, a meu ver um olhar afinado sobre os pormenores do nosso dia-a-dia da cidade que, de tão repetidos que são, nos passam despercebidos. Claro que esses olhares raramente são captados pelos que vivem a cidade a tempo inteiro, não por desconhece-los, mas antes por serem tão banais que nem reparamos neles.

 

Um olhar diferente sobre a cidade, é uma rubrica que passa por este blog todas as terças-feiras, mas nem sempre é conseguido, pois o “boneco” fotografado, cai geralmente sempre sobre o mesmo e raramente fotografa o quotidiano da cidade. Penso que hoje temos um verdadeiro olhar diferente, não aos nossos olhos, mas em fotografia.

 

.

 

.

 

 

O nosso fotógrafo convidado de hoje, além de belos registos que penso repetirá por onde passa nas suas viagens, tem ainda a característica de ser amante do preto e branco, que aparentemente poderá ser o mais fácil e simples que há na arte da fotografia, mas que não o é, pois também aqui há a sensibilidade e a arte do fotógrafo, a arte do contraste e da intensidade da luz que nos transmite toda a cor de um preto e branco. Só peço desculpas pela qualidade das fotografias, que não é a melhor, pois não consegui os originais e o método como as copiei, deixam muito a desejar. Mas são as fotos possíveis, que mesmo assim não perdem a sua arte.

 

Oscar AF é o seu nick no flickr, ou Óscar Aparício, penso ser este o seu nome, o nome de um artista da fotografia, do preto e branco, e do qual nada mais sei, mas que já conheço muito da sua arte que está bem reflectida na sua galeria de fotografias no flickr, onde poderá e deverá fazer uma visita, bastando seguir este link:

 

http://www.flickr.com/photos/oscar_viagem/

 

Penso que Chaves teve a sorte de ter sido fotografada pelos olhares do Óscar e eram olhares como este que eu gostaria de ver reflectidos nos olhares que em nome de Chaves premeiam olhares tão distantes como os da Índia, curiosos (sem dúvida), mas que em nada contribuem para a nossa felicidade de flavienses. Estou a falar do FESTIMAGE, claro.

 

.

 

.

 

 

Hoje estou feliz como flaviense, por deixar por aqui um olhar diferente sobre a cidade, de um artista da fotografia e que não tem “honras” em festas das imagens de Chaves, mas que é com toda a honra que hoje passa por este blog e, sem o cheiro a mofo da exposição do Festimage. Quem já foi ver a exposição, sabe do que falo…

 

Quanto aos olhares do nosso convidado, hoje ficamos apenas com três, mas tem mais olhares para partilhar. Assim, é natural que numa terça-feira futura, volte a passar por aqui.

 

Até amanhã, em Chaves ou com alguém de Chaves.