Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

O olhar de Javier R.Linera sobre a cidade

22.07.08 | Fer.Ribeiro

 

.

 

 

Já sabem que às terças-feiras o olhar que por aqui passa é diferente do meu. São olhares que eu vou “roubar” ao flickr, nos grupos dedicados a Portugal, principalmente ao “Postais Ilustrados de Portugal” ( Linck ) e ao “Ilustrar Portugal”(  Linck ) , os dois grupos mais importantes onde se reúnem milhares de fotografias de Portugal, de fotógrafos de todo o mundo.

 

A cidade de Chaves e o concelho diariamente são “postadas” nesses dois grupos, quer pelos blogers flavienses, quer (amiúde) por outros fotógrafos portugueses e de todo o mundo que passaram por Chaves e deixam por lá as suas imagens tomadas aqui na terrinha. Este sim, é um verdadeiro festival de imagens de Chaves e, que têm levado Chaves a todo o mundo. Basta no flickr ou num destes grupos fazer uma pesquisa de imagens com a chave “chaves” e serão surpreendidos com uns milhares de fotos da nossa cidade.

 

Nesses grupos, existem vários patamares que se vão subindo conforme a votação ou prémios, que os elementos do grupo dão a cada foto. Também aqui, Chaves sobe aos patamares maiores de cada grupo. Foi num desses patamares maiores que “tropecei” com a foto de hoje , ( www.flickr.com/groups/portugalouro/discuss/72157605913287276/), na Série Ouro do Ilustrar Portugal com 12 distinções. Uma foto assinada com o nick Línea 68 de autoria de Javier R.Linera, que segundo a sua “ficha” no flickr reparte a sua naturalidade e vida por Xixón (Astúrias) e Toledo na vizinha Espanha.

 

É sem dúvida um olhar diferente sobre a Praça do Duque de Bragança, com as pombas em primeiro plano e o poder dos Paços do Concelho de fundo. Uma belíssima foto que faz parte de uma galeria pessoal que também é digna de uma visita e onde (infelizmente) Chaves só é contemplada com uma foto, mas que mesmo assim nos honra com a sua presença. Visitar a galeria de Javier R.Linera aqui .

 

E correndo o risco de me tornar repetitivo e chato, volto ao Festimage para o qual também deixo linck e onde a minha revolta para com este festival da imagem não vai para a sua forma ou conceito/concepção, mas para um pormenor regulamentar,  de ser um festival promovido por Chaves e pago por Chaves,  onde não existe uma promoção de imagem de Chaves, ao não existir qualquer  prémio ou exigência para que Chaves seja um dos temas a fotografar/premiar e aquilo que aparece como imagem e história da nossa cidade no sítio oficial do evento na NET, é muito pouco comparado com aquilo que Chaves tem para oferecer ao mundo. Já agora fica uma sugestão para o designer do Sítio oficial na NET do Festimage, mais precisamente para o  Press-Release que consta no mesmo, onde estão 8 fotos de Chaves (extra festimage e concurso) e 6 do nosso Presidente da Câmara, onde depois de ler o texto, os menos atentos, ainda vão pensar que o nosso Presidente é o indiano vencedor do Festimage. Claro que os mais atentos, vêem logo pelo bigode que só pode ser o Presidente da Câmara de Chaves, pois esta é uma característica particular dos últimos presidentes de Câmara e também dos candidatos derrotados, além de ser um símbolo de Portugal (dizem-me que também dos Turcos). E quanto aos do costume, que não encontrem no bigode um pretexto para qualquer coisinha, pois o autor deste blog também o ostenta, com muita honra, desde que tem barba na cara. A minha revolta para com o festimage é só, e unicamente, por Chaves não ser contemplado em imagem nele, nem com uma imagenzinha, e (já agora) nem sequer consegue trazer a Chaves os premiados, pois nem sequer existe uma entrega de prémios oficial.