Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

O olhar de Frederico Navarro/Paulo Ferreira sobre a cidade

29.07.08 | Fer.Ribeiro

Foto de Frederico Navarro/Paulo Ferreira

.

 

 

 

Descobri esta foto no flickr com o título de “Chaves Ponte Romana” e com a seguinte legenda:

 

“When i arrived to this city - Chaves - i was very disappointed. It seems like any other city. But when i saw the old town;...see for yourself!”

 

As fotos e palavras são assinadas no flickr com o nick de Frederico Navarro e com o nome de Paulo Ferreira. É a única foto de Chaves que este autor (fotógrafo) tem na sua galeria e, digamos que entre todas as fotos que podem representar Chaves e a sua história milenar, esta é (sem dúvida alguma) a melhor imagem, não fosse ela a nossa Top Model, o nosso ex-libris e, tal como todas as fotos da nossa menina com olhar de fotógrafo que se preze, fotografa-a sem carros em cima dela, tal como a maioria da população flaviense anseia e deseja vê-la, sem carros, definitivamente.  Claro que nestes 34 anos de democracia, ano após ano, temos vindo a assistir que o anseio das maiorias e a decisão do seu voto, é apenas aparente e a vontade do povo, ou seja a vontade do voto, de pouco ou nada vale, principalmente quando os interesses (os económicos de quem tem plim) é que decidem, e de nada vale a palavra de político, pois já está instituído que promessa de político não é para cumprir, tal como estamos habituados ao esbanjar de dinheiro quando da obra não se tira qualquer proveito ou benefício. E, minhas senhoras e meus senhores, isto não é questão de cor da camisola, pois tenha ela a cor que tiver, todos são iguais (maioritariamente falando já que estamos em democracia) o que me leva, cada vez mais, a dar razão aos anarcas – “a merda é a mesma, as moscas é que mudam” e eu acrescentaria: e o povo é que paga… além de ser o eterno culpado de todos os males para justificar a incompetência dos políticos (além da eterna situação actual -claro).

 

Mas antes de continuar com os meus devaneios, fica como de costume, o linck para a galeria do nosso convidado de hoje (do qual nada sei, além de ser português e isto também é suposição, pelo nome)  em: http://www.flickr.com/photos/fredericonavarro/

 

 

Continuando com os devaneios…ou talvez não!

 

Tudo isto e toda esta revolta,  (porque é verdade, eu estou revoltado) vem a respeito da nossa Top Model Ponte Romana ter ou não ter trânsito automóvel, que é apenas um pequeno exemplo (insignificante até) no contexto geral, e que demonstra bem o respeito que há pela historia milenar da nossa cidade e também  como a vontade  popular (que nos diversos meios já foi mais que manifestada) de nada vale ou poderá valer e, seja qual for a decisão, vai estar apoiada por pareceres das entidades “responsáveis” que irão ser responsabilizadas mas que não terão qualquer responsabilidade (é assim que funciona o sistema) , apoiando e justificando a decisão a tomar (seja ela qual for) . Já estamos habituados, pois já assim aconteceu com os mamarrachos do antigo mercado municipal  e da Quinta dos Machados (entre outros), aquando do reinado e do poder da ACCIOP na cidade de Chaves.

 

A história, infelizmente, também é feita de acontecimentos que a lógica e a razão nunca conseguirão explicar, nem os melhores historiadores das Universidades Públicas… o conseguirão!

 

Até amanhã!