Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Coleccionismo de Temática Flaviense - Porta-chaves e Pin do Flavito

31.07.08 | Fer.Ribeiro

 

.

 

 

1 - Porta-chaves em liga metálica e esmalte

 

Altura (mascote): 55mm

Gravação no verso: III Jogos do Eixo Atlântico, 6-10, Julho 99

Número de exemplares: 1.000

 

2 – Pin em liga metálica e esmalte

 

Altura: 20mm

Número de exemplares: 2.000

 

Hoje ficamos com o porta-chaves e o pin do “Flavito”.

 

E quem é/foi o Flavito?

 

Foi a mascote dos III Jogos do Eixo Atlântico que se realizaram na cidade de Chaves e que decorreram durante os dias 6 a 10 de Julho de 1999, onde participaram cerca de 1000 atletas em representação da maioria das cidade do Norte de Portugal e da Galiza, incluindo a cidade de Chaves, contando na cerimónia de abertura com o Primeiro Ministro de Portugal, António Guterres e com o Presidente da junta da Galiza,  Fraga Iribarne, além dos presidentes de Câmara das cidades participantes.

 

Desconhece-se o nome do autor da mascote, no entanto está associado aos criativos da empresa Marca-Artes Gráficas, do Porto, que deram apoio gráfico, em parceria como a Cooperativa Árvore, ao evento.

 

Associados aos jogos foram ainda cunhadas medalhas em bronze, prata e ouro  e uma escultura em bronze, reprodução de trinta exemplares do Padrão dos Povos, cuja redução e estojo foram concebidos pelo escultor Manuel Sousa Pereira. Oportunamente também passarão por aqui, nesta rubrica do coleccionismo, as medalhas e a reprodução do Padrão dos Povos.

 

Quanto ao Flavito, já perceberam pelo desenho, que alude e foi inspirado na nossa história milenar do povoamento romano e da criação de Chaves (Aquae Flaviae) como município.

 

Até amanhã, com mais um discurso sobre a cidade de autoria de Tupamaro.

2 comentários

Comentar post