Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

BTT de Chaves na Rota do Presunto

24.09.08 | Fer.Ribeiro

 

 

.

 

 

Tarde, mas cheguei e a razão da demora do post de hoje é simples, não tinha fotos para o ilustrar.
 
No post de segunda-feira disse que o fim-de-semana tinha sido rico em acontecimentos, no entanto esqueci, porque não soube, de mencionar aquele que sem dúvida foi o acontecimento mais importante e que merece aqui realce, não só pelo acontecimento mas também pelas pessoas que trouxe a Chaves, que entre participantes, acompanhantes e organização, ultrapassou de largo o milhar de pessoas. Bom dia também para as unidades hoteleiras da terrinha que viram a sua lotação esgotada.
 
Mas vamos ao acontecimento:
 
.
 
.
 
Tratou-se da 4ª Maratona BTT Rota do Presunto, organizada pelo BTT Clube de Chaves e que pelo sucesso que tem alcançado, dizem, ser já a prova mais importante do país, à qual não é alheia a organização e o traçado da prova que leva betetistas de todo o pais a percorrer os nossos caminhos de montanha com passagem em muitas das nossas aldeias.
 
As provas deste ano reuniram 700 participantes de todas as idades e dos dois sexos, divididos pelas três modalidades: Maratona, com 80Km; meia maratona com 45 km e mini maratona com 20 Km. Segundo a organização, as inscrições ultrapassaram em muito o número de participantes, no entanto fecharam inscrições e limitaram-se aos 700 participantes, ao que sei, por uma questão de logística e organização.
 
Ao que apurei e também não é difícil de acreditar, todos os participantes que vieram de fora partiram encantados com a organização, a prova e o percurso, mas também maravilhados com a paisagem, com a hospitalidade e com a riqueza e qualidade da nossa gastronomia. Ou seja, partiram encantados com Chaves no seu melhor.
 
.
 
.
 
Que esta prova do BTT Clube de Chaves e o seu sucesso sirva também de exemplo para os responsáveis da nossa região e daquilo que ela tem para oferecer.
 
Embora o espírito do BTT seja a prática de um desporto saudável em contacto e desfrute da natureza, esta Maratona de BTT da Rota do Presunto também olha ao seu lado mais lúdico, mas também há competição, tempos e vencedores, Parece mesmo, e pelo que ouvi de muitos participantes, não há é vencidos. Uns vencendo a prova e outros, também vencedores, porque desfrutaram de um fim-de-semana diferente e saudável em contacto com a natureza.
 
Mas claro que houve vencedores e flavienses, pelo menos em duas das provas, assim na meia maratona o vencedor foi André Anes, do CDC Faiões/Streetbikes, que demorou apenas 1h 47m 49s.
Os 80 km, para atletas mais experimentados, também foi um flaviense o primeiro a cruzar a linha da meta, com 3h 13m 31s, Manuel Melo, da Team Liberty Seguros/ Run&Bike/BTTCC.
 
Ao que parece tudo correu bem, quer para participantes que partiram satisfeitos, quer para a organização pelo sucesso alcançado, numa prova que terminou sem acidentes nem incidentes e com muita gente de fora a invadir a cidade.
 
.
 
.
 
Parabéns ao BTT Clube de Chaves e que sirvam de exemplo a outras organizações que com muitos mais meios e condições nem aos calcanhares chegam dos que fazem tudo por carolice e sem interesses.
 
E só resta mesmo agradecer ao Paulo Silva Reis (Semanário Voz de Chaves) o ter-me disponibilizado a informação e fotos, bem como ao Alexandre Rodrigues, Manuel Abreu e Elvira Aguiar, também pelas suas fotos ou ajuda para as conseguir.
 
E mais uma vez parabéns ao BTT Clube de Chaves cuja página na NET também merece um visita e que há muito consta na lista de links deste blog.
 
Até logo, com coleccionismo de temática flaviense.