Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

O Olhar de Catchcan - Marcel Burger sobre a cidade

07.10.08 | Fer.Ribeiro

Acho que sempre o disse por aqui que sou um aficionado amante de fotografia. Claro que gosto de tirar os meus “retratos”, de dar o gosto ao dedo e fazer os meus registos, mas quando me digo amante aficionado da fotografia, não me refiro às minhas fotos, mas às fotos dos outros, àquelas que gostaria de ter sido eu a premir o botãozinho na máquina fotográfica e assinar por baixo, àquelas que lhes admiro a arte, não do fotógrafo, mas do artista, àquelas cujo olhar é diferente e único. Então se esse olhar é sobre a nossa terrinha ou algo do que ou qual estamos próximos, o sentimento sobre o olhar pica-nos a pele.

 

Sem dúvida que há fotografia e fotografia, mas nem tudo que é captado pelas objectivas de uma máquina fotográfica é arte. Graças a Deus, que de vez em quando, passam artistas por Chaves e a registam com um olhar único. É por essa razão que o Festimage é uma argana atravessada na garganta, pois em vez de andar a premiar indianos que, se calha, nem sabem onde fica a cidade de Chaves, ou até pensam que é uma cidade espanhola, deveria trazer a Chaves os bons fotógrafos que conseguem registos únicos e de arte. Como flaviense sentir-me-ia orgulhoso por ver a nossa cidade fotografada por artistas. Mas cada um vai tendo o que merece e entretanto, resta-nos rebuscar na NET aqueles que desinteressadamente registaram a nossa cidade com olhares de artista, e às vezes (até nem é raro) encontro alguns, e que projectam Chaves no mundo com os seus olhares e de borla.

 

Hoje, por exemplo, encontrei o Catchcan, é este o seu nick no flickr, diz-se europeu e dá pelo nome de Marcel Burger e dele apenas lhe conheço os registos da nossa cidade, olhares diferentes e também olhares de arte do nosso quotidiano, que de tanto os vermos, nem nos apercebemos deles.

 

Do seu perfil, deixo aqui o pouco que ele disponibiliza no flickr:

 

 

“I write, but also catch images with a lot of different cameras for an employer. And I can tell you everything you need to know about travelling in Sweden.”

E ainda antes de passar às suas fotos e registos sobre Chaves, deixo aqui também o link para a sua galeria de fotos no flickr, galeria à qual recomendo uma visita a qualquer amante de fotografia, pois o Catchcan- Marcel Burger possui aquel tal dom de fazer fotografia:

 

http://www.flickr.com/photos/catchcan/

 

 

A acompanhar as suas fotos deixo também as legendas conforme o autor deixou nos originais. Espero que gostem, entretanto amanhã cá estaremos de novo, em Chaves cidade.

 

.

.

 

Porto e Norte Vida! (Northern) Portugal Life! Three kids passing a square in Chaves, Trás-os-Montes, northen Portugal. One of the singes of a shop on the left is a 'Perfumaria'. Scan of an analogue photo made with the Canon EOS 300V and Fujifilm Superia wet photo film, put through the Aged photo filter in Adobe Lightroom, pushed clarity up, lights down and toned a bit

 

 

.

.

 

 

Porto e Norte Vida! (Northern) Portugal Life! Eldermy man in a barber shop in Chaves, Trás-os-Montes, northern Portugal. Scan of an analogue photo made with the Canon EOS 300V and Fujifilm Superia wet photo film, put through the Aged photo filter in Adobe Lightroom, pushed clarity up, lights down and toned a bit. 

 

.

.

 

 

Porto e Norte Vida! (Northern) Portugal Life! Mercedes-Benz catching the eye while two man pass by the Valentine store in Chaves, Trás-os-Montes, northern Portugal. Scan of an analogue photo made with the Canon EOS 300V and Fujifilm Superia wet photo film, put through the Aged photo filter in Adobe Lightroom, pushed clarity up, lights down and toned a bit. 

2 comentários

Comentar post