Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - S.Lourenço

09.09.06 | Fer.Ribeiro
s-lourenco-bl.jpg

Quando chego ao fim-de-semana a história repete-se – que freguesia ou aldeia trazer ao blog!?

Pois hoje, e depois de dar voltas ao meu arquivo fotográfico, resolvi-me pela aldeia de S.Lourenço.

Motivos para trazer aqui S.Lourenço não faltam, mas a questão punha-se em escolher uma fotografia para ilustrar o post. Vi, revi, tornei a ver. Fui excluindo as que eram menos representativas e cheguei ao fim com duas fotos. A foto de uma réplica de um avião Boeing da TAP e um arado de madeira. Entre as duas não hesitei e decidi-me pelo avião que a 3 ou 4 Km à hora galga a terra e deixa um rasto de terra lavrada – o arado.

Que me desculpem as gentes de S. Lourenço por os representar com um arado, mas no meio de tanta oferta de “representação” decidi-me precisamente por aquilo que menos os representa, mas que é um símbolo de ruralidade.

Pois por cá, quando se fala em S.Lourenço, cresce logo água na boca e os nossos neurónios deixam-nos logo perante uma boa mesa composta de bom presunto, umas azeitonas, pão centeio e vinho tinto de lavrador. Presunto que dá fama ao presunto de Chaves e que, excluindo o presunto da casa do próprio lavrador, só o que se pode saborear em S.Lourenço é que leva o rótulo do genuíno presunto de Chaves, que por mero acaso, nunca foi de Chaves, mas sim negociado em Chaves (outras historias que não interessam para o post).

Claro que, e pondo o presunto de parte, em vez do arado poderia trazer aqui outros motivos e outras estórias, como as estórias das famosas e antigas lavadeiras de S.Lourenço, de valores históricos como a Ponte do Arco, ou o Castro, o Miradouro, a Igreja, o casario de granito, a preciosa vista sobre a aldeia (vista desde a Cela) e também as vistas que desde a aldeia podemos lançar sobre a veiga de Chaves e todo o conjunto de montanhas que “entalam” o vale, lançando-se vistas mesmo além, até terras Galegas e Barrosas onde até o Larouco espreita.

Hoje fica o arado, mas fica prometido também outro ou outros post’s sobre S.Lourenço.

E quanto a S.Lourenço-aldeia, pertence à freguesia das Eiras, fica a 10 quilómetros de Chaves e o acesso é feito pela E.N.213, também conhecida como estrada de Valpaços e, já sabe, se passar por lá em horas de merendar (quer seja de manhã, à tarde ou à noite), um naco ou umas fatias de presunto, caiem sempre bem.

Até amanhã, noutra aldeia, que pela certa também tem bom presunto, não fosse ela uma aldeia de Chaves e, seja ela qual for.