Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Olhares sobre Chaves - Postais ilustrados de Portugal no Flickr

14.10.08 | Fer.Ribeiro

Mosaico do concurso Alto trás-os-Montes dos "Postais Ilustrados de Portugal"

.

 

Já sei que o grande evento de fotografia em Chaves é o Festimage, aquele festival internacional digital que Chaves promove e traz à terrinha fotografias de todo o mundo, e que geralmente tem tendência a premiar indianos. Sem dúvida um grande evento fotográfico que justifica os milhares de “érios” que se gasta com ele.

 

Mas grandes festivais da fotografia aparte, tão grandes que nele nem cabem as fotografias de Chaves, vamos até ao Flickr, um modesto sítio na net onde os fotógrafos amadores como eu gostam de despejar as suas fotos para todo o mundo ver e onde é hábito ver muitas fotos cá da terrinha, de gente tão anónima que até usam nicks, ou seja aquilo a que se chama pseudónimo em literatura, embora também haja (quem quer) assinar com o nome.

 

O modesto flickr, uma coisa que o yahoo! inventou para gente de todo o mundo depositar e partilhar fotografias, chega a receber mais de 10.000 fotografias por minuto, contando actualmente com uns milhões largos de fotógrafos amadores e um número quase infinito de fotografias, para todos os gostos e feitios. Aparentemente uma confusão, mas não o é, pois poderemos resumir aquilo que queremos ver por tema, nas pesquisa que o flickr disponibiliza, é que os rapazes não são burros.

 

Se fizermos uma pesquisa por “Chaves”, neste preciso momento aparecem 17.273 fotos. Claro que algumas são do Juca Chaves cómico brasileiro, outras são do Chavez (porquê não te calas) e algumas são mesmo de chaves das fechaduras, mas apurando ao Chaves cidade, poderemos encontrar já uns largos milhares de fotos sobre a nossa cidade de fotógrafos de todo o mundo, e também dos flavienses da blogosfera e outros sem blogs que lá depositam as suas fotos. As minhas, caem lá todas, pois além de as partilhar com quem as queira ver, o flicker disponibiliza-me o código fonte em html de cada foto,  necessário para as poder publicar no blog.

 

Na comunidade do flickr existem grupos temáticos de fotografias, onde os vários fotógrafos aderem por livre iniciativa ou por convite, podendo os grupos ser restritos ou públicos, tal como as fotos que entram neles, pois poderão nalguns casos entrar livremente ou só por convite. Dentro de cada grupo, há prémios, comentários, e nalguns vários patamares de selecção de fotos.

 

Hoje trago por aqui um desses grupos, os “Postais Ilustrados de Portugal” onde os participantes e as fotos só entram por convite. Dentro do grupo, é habitual premiarem-se as fotos entre os fotógrafos e as mais premiadas são convidadas para os “Postais Ilustrados – The Best” ou sejam as melhores fotos de entre as melhores. Também por aqui aparecem inúmeras fotografias da cidade de Chaves e de diversos fotógrafos nacionais e estrangeiros. Mas não termina aqui, pois os grupos promovem regularmente concursos temáticos em que os premiados têm direito a constar de um quadro de honra ou de um mosaico do grupo. Claro que por aqui não há dinheiros envolvidos e toda a gente participa e concorre por simples amor à fotografia. Mas também mais uma vez, a cidade de Chaves costuma ser finalista e até vencer alguns desses concursos, com as belíssimas fotos que proporciona para a net, principalmente da nossa Top Model, que já é famosa em todo o mundo, pelo menos neste pequeno mundo do flickr.

 

Pois o mosaico que hoje vos deixo em imagem é do último concurso que o grupo “Postais Ilustrados de Portugal” promoveu, subordinado ao tema Alto Trás-os-Montes, e onde a cidade de Chaves, onde consta a foto premiada mais as restantes 12 finalistas. Chaves ganhou o primeiro prémio e mete outra foto nas 12 finalistas, graças a um fotógrafo brasileiro que passou por Chaves e a levou registada em imagem. O fotógrafo dá pelo nome de Jairo BD e já foi convidado deste blog nos “Olhares de Outros”.

 

Uma imagem que merece ser ampliada e mais uma vez passar por aqui.

 

.

 

.

 

 

E como os premiados perecem ser congratulados, deixo link para a galeria deste fotógrafo barasileiro:

 

 http://www.flickr.com/photos/jairo_abud/

 

Deixo também por aqui link para o grupo “Postais Ilustrados de Portugal”:

 

http://www.flickr.com/groups/postaisilustrados/

 

 no qual também estou pessoalmente envolvido e no qual também aparecem diariamente fotografias de Chaves, dos mais variados fotógrafos, contando actualmente com 2610 fotógrafos, embora e com participação limitada a fotógrafos convidados e fotos convidadas, mesmo assim conta na sua galeria com 26.286 fotos (neste momento), onde já poderá encontrar pelo menos 772 fotos de Chaves (estas foram as que encontrei numa pesquisa rápida).

 

E por hoje é tudo, mas ficou a saber que para ver fotos de Chaves tem entre outras ofertas na NET o  flickr , para ver fotos de indianos, entre outros, tem o Festimage e para ver fotos de fotógrafos de Chaves em Chaves, tem uma exposição no Centro Cultural de Chaves até dia 25 de Outubro, isto se não estiver momentaneamente encerrada.

 

Até amanhã, em Chaves