Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Discursos sobre a cidade - Conversas com Zeus - O Cancro da Mama, por Tupamaro.

21.11.08 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Texto de Tupamaro

 

 

 

CONVERSAS   COM   ZEUS 

- IV-

 

="O   CANCRO   da   MAMA"=

 

 

Estávamos a assar umas castanhitas de Carrazedo de Montenegro quando sentimos tocarem-nos no ombro.

 

Pela subtileza do toque logo desconfiámos de quem se tratava.

 

Era Zeus.

 

Ougadito como nós pelas coisas boas da Normandia Tamegana não resistiu ao cheirinho no momento em que seguia da Atlântida para a Egeia.

 

Falámos da "FEIRA dos SANTOS", a que não vamos há já tantos anos; das almôndegas no Mondariz e da malguita de tripas no Central, à saída do cinema; do coelhito do monte ou da perdiz que se jantava (que grande petisco!) no Jorge; e do copo que, quentinho, regava as longas conversas, lá nas Caldas; e do grande Magusto de ARGEMIL, perdido, este ano.

 

Este Zeus dá-me cabo da alma afrontando-me com tantas saudosas lembranças!

 

Falou na modernidade, e sussurou-me:

 

- “Sabes, meu rapaz, CHAVES é uma Cidade-Município que, dentre muitas coisas boas, também tem uns modernos espaços onde a sua vitalidade se exercita e exibe  -  os BLOGUES!

 

Cabe àquele Blog “CHAVES” a maior área de assento e visibilidade.

 

Apesar da franqueza e da sinceridade com que aquelas portas são abertas, ainda há por aí uma gentinha, ou gentalha, que olha para ali com olhar enviezado ……     .porque é vesga!

 

Alguns «esquerdalhos» ou «direitalhos» comentários – como alguns dos mais recentes -  são a triste figura de algumas ovelhas ranhosas normando - tameganas que se doem mais, muito mais, com despertares da sua má consciência “politicanha” (se ao menos a tivessem num furco de Política!) do que com os reais e justos direitos de TODA A GENTE da NOSSA TERRA!

 

Só escrevem ali para se fazerem de ofendidos e melindrados por não se bajular nem tecer loas ao «seu Partido», ou por se denunciar  disparates, tropelias, desleixos, judiarias “partidariotas”, injustiças, provocações indecentes ao Património, à Cultura, e à História da NOSSA CIDADE, VILAS e ALDEIAS,  cumplicidades menos decentes de quem administra o Município   - sejam «esquerdalhos», sejam «direitalhos».

 

Já tiveram mais que tempo para entender -  e entenderam, claro!   - que aquele Blogue tem o maior empenho e a maior preocupação com CHAVES a as SUAS GENTES.

 

Mas, infelizmente, só sabem dar-se ar de ofendidos na qualidade (má) de “partidariófilos”.

 

Com tristeza te digo: - a maioria dos que se inscrevem nos Partidos passam à condição de magarefes; confundem, e/ou aproveitam, o exercício da militância partidária e/ou de um cargo político como desígnio único de compadrios indecentes e/ou o negócio das suas vidas!

 

Esses “atentos à dor de cotovelo partidário” não foram lá, àquele Blogue, manifestar-se quando, p.ex., do encerramento das portas da “Exposição de Fotografia”, em Outubro passado, nas horas de visita.

 

Não se insurgiram perante o silêncio da maioria dos «órgãos de informação» locais quanto à realização desse evento.

 

Não manifestaram nunca apreço pela Página («Post») que o autor do Blogue eventualmente tenha dedicado à sua Aldeia.

 

Estes (esses) comentadores «esquerdalhos» e «direitalhos» estão demasiado condicionados pela “marijuana da heroína partidarite”.

 

Perturba-os a abertura de uma portinhola para outra realidade, ou para outro sonho, que lhes faculte a possibilidade de outras grandezas interiores e exteriores.

 

As tricazitas «esquerdilhas» e «direitilhas» são entretenimentos de distracção para vos (nos) distanciar das convergências, dos conluios e das Grandes Decisões acertadas e consertadas pela «Alta» Esquerda e pela «Alta» Direita.

 

Esse Blog - “CHAVES” - só incomoda os de má consciência.

 

E os mais incomodados dispõem de uns lambe-botas que, para lhes dar mais lustro, com alguma ignorância, certa imbecilidade servil, e muita graxa, vão para ali com comentários de «armar ao pingarelho».

 

Se todos os edis (Juntas, Câmara, Assembleias) passados e presentes tivessem consigo mais um naco do ideal, do empenho e dos cuidados do autor daquele Blogue na defesa e no progresso da NOSSA TERRA, hoje CHAVES (a Normandia Tamegana, até!) estaria diferente para Bem Melhor.

 

«Neste país», o «Cancro  da  Mama», maioritariamente masculino, passou a epidemia com os primeiros «pós de Maio» arribados nos finais de um Abril que se desejava de «Primavera Florida e fecunda».

 

Felizmente que o Cancro da Mama maioritariamente feminino tem sido combatido com outra eficácia”.

 

-Retorquimos-lhe:

 

-Bem, Zeus, esperamos, fazemos votos, que os futuros    «esquerdalhos», «direitalhos», ou de qualquer outro ponto cardeal Político (não “politicalho”! Destes já BASTA!)      -    tenham alguma competência e  empenho.

 

E Zéfiro transportou o nosso recado:

 

 -ATEUS OU BEATOS, RENEGADOS OU CONVERTIDOS, PECADORES OU ARREPENDIDOS, «DE DENTRO» OU «DE FORA», ESTÁ NA HORA DE MOSTRAREM ALGUM AMOR PELA NOSSA TERRA!

 

Pelo menos, um sinal de RESPEITO!

 

“””….A  QUEM  NOS  QUEREMOS  TANTO…!”””

 

 

 

4 comentários

Comentar post