Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Madalena - Entrada do Jardim Público

30.08.06 | Fer.Ribeiro
4355-bl.jpg

A passadeira bem que podia ser vermelha para se fazer uma entrada triunfal no Jardim Público.

Este jardim foi oferecido pelo banqueiro Cândido Sotto Mayor ao Município de Chaves, no ano de 1901. Como já em tempos aqui afirmei, como flaviense, agradeço o espaço que doou ao município, mas dói saber que teve de ser destruída a muralha e respectivo fosso, então ainda existentes, para que o actual jardim exista. Políticas de então em que o património já era sacrificado em nome do progresso.

Bem, como sou fruto da boa colheita de 60, só conheço a tal muralha por uma fotografia que chegou até aos nossos dias (já publicada no blog Chaves Antiga), e como tal já nasci com o jardim, um espaço que tão bons momentos me proporcionou na infância e adolescência e que ainda hoje aprecio pela sua beleza e bem estar que o espaço ainda tem para oferecer.

Falta a banda no coreto, foi destruído o parque infantil da minha infância, que ficava logo aqui do lado esquerdo desta entrada principal que hoje reproduzo em fotografia, e está carente de atenção, de tratamento e da vida que lhe é devida, mas ainda continua a ser um belíssimo espaço, fresco e que se recomenda.

Não conheço o projecto, mas já foi anunciado que este espaço vai entrar em obras de requalificação e remodelação brevemente. Espero que impere o bom senso nas obras que vão ser levadas a efeito e que não seja desvirtuado o Jardim Público que eu, e suponho que todos os flavienses, temos guardado na secção das boas memórias.

Vamos acreditar que não atormentamos mais a paz de Cândido Sotto Mayor. Para tormento já lhe basta o mamarracho que lhe plantaram junto ao seu antigo palacete (ver post no blog do Beto de 28 de Agosto). Vamos acreditar que a sua entrada vai continuar a merecer um passadeira vermelha.

Até amanhã, do lado de cá ou de lá do rio, com ou sem passadeira.

5 comentários

Comentar post