Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Foi Notícia

25.12.08 | blogdaruanove

 

Choque em cadeia na A24 condicionou o trânsito

 

Oito viaturas ligeiras e um TIR foram embatendo de forma sucessiva uns nos outros, ao final da manhã (dia 23/12) e condicionaram o transito na A24, no sentido Norte Sul.

 

.

.

 

O Sol e um piso molhado e escorregadio podem ter estado na origem de um aparatoso acidente que ocorreu ontem (dia 22712), ao quilómetro 37 da A24, no sentido Chaves – Vila Pouca de Aguiar.

 

O alerta foi de imediato accionado e para alem da Brigada de Transito de Chaves e da Oper Scut, que orientaram o trânsito e sinalizaram o local, foram chamados os bombeiros de Vidago e de Vila Pouca de Aguiar, bem como o INEM de Chaves, para socorrerem as vitimas, mas apesar do aparato, só mesmo três pessoas necessitaram de tratamento e tiveram de ser evacuadas para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real.

.

.

 

Entre o amontoado de “latas”, estava um bebé de apenas três meses, que saiu ileso da colisão.

 

Quanto aos feridos, depois de tratados das escoriações, tiveram todos alta hospitalar.

 

 

 

Solveira – Montalegre

 

Homem cai de mais de oito metros a colocar lâmpadas de Natal

 

António Tiago dos Santos, de 68 anos, deu entrada na urgência do Hospital de Chaves em estado grave, devido a uma queda de mais de oito metros de altura.

 

António caiu da marquise quando estava a colocar lâmpadas de Natal e a queda foi de tal ordem violenta que chegou a suspeitar-se do pior.

 

O alerta foi de imediato dado para o 112 e estes accionaram para o local uma ambulância do INEM e a Viatura Medica de Imergência e Reanimação (VMER), que depois de algum tempo no local com António, para o estabilizarem, o transportaram para o serviço de urgências do hospital de Chaves.

 

 

Sabroso brilha com Presépio ao Vivo 

 

.

.

 

Perto de meia centena de figurantes representaram o “Presépio ao Vivo de Sabroso de Aguiar” em que foram relatados episódios bíblicos envolvendo o nascimento de Jesus Cristo. Durante a noite de sábado, e a tarde e noite de domingo, pessoas de todas as idades da freguesia participaram nesta terceira edição que, face a edições anteriores, melhorou na representação e nos cenários que deram profundidade ao evento sócio-cultural promovido pelos elementos do rancho local.

 

O presépio começa, sob a voz da narradora, com a “Aparição do Anjo Gabriel” que anuncia a Maria a escolha de Deus para o Nascimento de Jesus, seguindo-se a visitação entre dois casais representados.

 

O momento crucial é naturalmente o “Nascimento do Menino Jesus”, representado por uma criança que mostrou boa disposição aos visitantes deste presépio vivo.

 

A aparição do anjo aos pastores e oferendas ao menino Jesus, sublinhadas pela chegada dos Reis Magos, a fuga para o Egipto, a ordenação da morte das crianças, e o Menino Jesus no templo entre os doutores são episódios que integraram o presépio ao vivo, que culminou com um poema de Miguel Torga sobre o Natal e o desejo de boas festas por parte da organização deste evento cultural.

 

 

Notícias a desenvolver na próxima edição do Semanário “A Voz de Chaves – O Jornal do Alto-Tâmega”

 

.