Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves à noite - Largo Caetano Ferreira

28.08.06 | Fer.Ribeiro
4036-bl.jpg

Então de regresso à cidade, vamos até ao seu coração e à calma da noite.

Também a noite de Chaves tem os seus contrates. Quando tomei esta foto, a zona termal do Tabolado estava inundada de gente, muita gente. A mesma onda ou moda que levava milhares de pessoas às antigas noites das Freiras, agora mudou-se para o Tabolado e contra factos não há argumentos. Todos nós sabemos como os jardins são agradáveis por companhia, principalmente quando há muita oferta em bares e esplanadas com largas passerelles onde desfila gente jovem e interessante no passeio da última moda.

Aceito perfeitamente toda a vida que a zona do Tabolado tem, no entanto acho que a cidade só teria a ganhar se a concentração (às vezes excessiva) de gente no Tabolado estivesse mais distribuída, principalmente pelas ruas do centro histórico e de modo a dar-lhe alguma vida nocturna que ele merece. Claro que isso teria ou poderia passar por políticas diferentes e até ousadas de incentivo, urbanismo e planeamento, aliados aos interesses privados, que afinal são os interesses de todos nós, sem menosprezar a zona termal. Claro que é a minha opinião!

Para já vamo-nos contentando em ver um Centro Histórico nocturno quase deserto. E aqui sou obrigado a cair novamente nos contrates e/ou nas contradições: Gostava de ver este centro histórico com mais vida, mas ao mesmo tempo, também gosto de o ver assim, limpo e puro, como se fosse todo só meu ou, claro, de quem o vive quando está no seu ceio em plena noite.

Até amanhã, num qualquer lugar da cidade e de dia.