Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Isabel Seixas - Chaves...Musa Inspiradora

12.01.09 | fernando ribeiro

Hoje deveria ser dia de mais um ilustre flaviense, mas, além de não termos assim tantos ilustres que garantam esta rubrica, é difícil reunir informação e documentação acerca deles, principalmente daqueles ilustres que já há muito tempo nos deixaram. Claro que ainda há ilustres para passar por esta galeria do blog, mas, no entretanto e enquanto reúno informação e documentação dos nossos ilustres, vão passando também por aqui, às segundas-feiras, os nossos artistas, nossos escritores e poetas.

 

Vamos começar por uma senhora, antiga colega dos tempos de Liceu e amiga. Claro que não é por estas razões que aqui está hoje, mas porque acabou de publicar (Dez.2008) o seu terceiro livro de poesia: «Chaves…Musa inspiradora».

 

.

.

 

Estamos a falar do terceiro livro de poesia de Isabel Seixas, que embora não seja flaviense de gema, adoptou desde criança (1971) esta cidade como sendo sua.

 

Isabel Seixas nasceu em Bornes de Aguiar, Pedras Salgadas, onde viveu até completar a escola primária. Prosseguiu os estudos do ensino secundário no Liceu Fernão de Magalhães (ou Liceu de Chaves se preferirem). Fez o curso de enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, o Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, na Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto, o Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental na faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Frequenta o doutoramento em Enfermagem na Universidade Católica.

 

Actualmente é Professora e Directora da Escola Superior de Enfermagem de Chaves.

 

Publicou o seu primeiro livro de poesia “Resquícios de Luz” em 2005 e o segundo livro de poesia “Espaço Ilusão” em 2007.

 

.

.

 

Este “Chaves…Musa inspiradora” é um verdadeiro discurso sobre a cidade  e um  constante viver Chaves, contado em poesia pela autora. Dos anos 70 até aos tempos actuais, por este livro desfilam momentos, desfilam nomes, pessoas, homenagens, confidências até algumas revoltas da autora. É por isso também um documento da cidade contado pelas vivências da autora em poesia. Poesia em que todos os flavienses nos revemos, principalmente os que com a Isabel vivemos a conturbada e contrastante cidade dos anos 70 e assistimos a toda a sua transformação até aos dias actuais.

 

Mas não é tudo, pois em jeito de prefácio desfilam pelo livro mais de 200 testemunhos sobre a cidade de Chaves, gente nascida em Chaves ou flavienses adoptivos e afectivos. Muitos nomes sonantes da cidade ou nem tanto, mas gente que ao longo de umas dezenas de páginas do livro deixa também o seu amar ou sentir Chaves.

 

Chaves é também cidade de poetas e em jeito de homenagem póstuma deixo por aqui as palavras de um amigo que recentemente nos deixou, o Quim Lavrador e que,  há coisa de vinte e tal anos atrás me dizia: “ Em adolescentes somos todos poetas, todos escrevemos uns versos aos quais chamamos poesia, mas o verdadeiro poeta é aquele que escreve em adulto e pela vida fora” o Quim,  tinha destas mestrias…

 

A Isabel vai com o seu terceiro livro de poesia. Ficamos a aguardar o seu quarto livro.

 

“ Chaves…Musa inspiradora”

Isabel Seixas

Dezembro/2008

Edição Formasau

ISBN: 978-972-8485-97-9

Capa: Reprodução de um tema de Nadir Afonso