Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Mosaico da Freguesia de Seara Velha

17.01.09 | fernando ribeiro


 

Localização:

A 12 km de Chaves, situa-se num pequeno vale a na orla ocidental do concelho de Chaves já com cheiros de terras do Barroso, com as quais confronta.

 

Confrontações:

Confronta com as freguesias de Calvão, Soutelo e Redondelo e ainda com a freguesia de Ardãos, esta última já pertença do concelho de Boticas. Tem ainda vistas lançadas para o concelho de Montalegre, qui fica também a umas centenas de metros desta freguesia.

 

Coordenadas:

41º 45’ 56.58”N

33’ 36.80”W

 

Altitude:

Variável – acima dos 595m

 

Orago da freguesia:

São Tiago

 

Área:

11.83 km2.

 

Acessos (a partir de Chaves):

– Estrada Municipal 535 (Via Valdanta/Soutelo). Em alternativa a E.M.507 via Seara até à Lama da Campina, Calvão, Srª da Aparecida.

 

 

.

 


.

 

 

Aldeias da freguesia:

            - Seara Velha (única)

           

População Residente:

            Em 1900 – 364 hab.

            Em 1920 – 360 hab.

Em 1940 – 421 hab.

            Em 1960 – 452 hab.

            Em 1981 – 252 hab.

            Em 2001 – 187 hab.

 

.


.

 

Principal actividade:

- Actualmente a agricultura de subsistência e algum gado.

 

Particularidades e Pontos de Interesse:

Todo o seu núcleo histórico é interessantíssimo, seguindo a grande maioria das construções a traça tradicional das construções rurais em granito pelo que, Seara Velha é uma das aldeias que no PDM de Chaves está integrada nas aldeias especiais com núcleo a preservar, ou seja, todas as reconstruções e construções novas dentro do núcleo terão de seguir a traça tradicional e se possível original, sendo obrigatória a assinatura de arquitecto. As medidas de prevenção existem, no entanto muito do seu casario está abandonado e em ruínas, além de (pelo meio) haver alguns (felizmente poucos) de antigos atentados ao casario tradicional.

 

Destaca-se no seu núcleo a Igreja Paroquial de S.Tiago Maior com uma interessante estrutura de proporções medianas de arquitectura setecentista onde se notabilizam os dois pequenos nichos que ornamentam a frontaria, com um par de altos-relevos esculpidos em granito, sendo um deles de São Tiago montado a cavalo e o outro de Santa Bárbara  com os seus comuns motivos iconográficos. De realçar também o campanário de grandes proporções com dupla sineira.

 

Nas imediações da aldeia, já na saída para Ardãos, podem observar-se interessantes elevações naturais cobertas por inúmeros rochedos arredondados pela erosão.

 

Sem qualquer dúvida é uma das freguesias do concelho de Chaves que deve ter visita obrigatória, onde se sente ainda o espírito comunitário de aldeia e vizinhança.

 

.

 

Seara Velha vista do céu – Foto Google Earth

.

 

 

Linck para os posts neste blog dedicados a Seara Velha:

 

 

            - Seara Velha