Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves, a nova Biblioteca Municipal e o Mestre Nadir Afonso

22.08.06 | Fer.Ribeiro
3765-bl.jpg

Quer queiramos ou não, a vida é feita de contrates. A bela e o mostro, por exemplo, é um dos contrates que nos povoavam o imaginário da infância. Depois, em adultos, todo o imaginário é perdido ou adulterado e às vezes, o monstro até se transforma no belo e o belo no monstro (infelizmente além dos contrates há sempre o reverso) … mas passemos o intróito e vamos directamente ao que realmente interessa e, o que interessa mesmo no post de hoje, é a recém inaugurada Biblioteca Municipal – a bela!

De facto o antigo edifício dos Bombeiros de baixo e o antigo posto da GNR deu lugar a uma moderna biblioteca, que basta visitar o seu interior para nos rendermos à recuperação do edifício. Melhor não podia ser, podia claro ser diferente, mas isso são outros assuntos, outras opiniões e outras discussões. Eu pessoalmente gosto da recuperação que foi feita. Recuperou-se todo o interior, deu-se-lhe um destino digno e manteve-se (quase na íntegra) toda a belíssima fachada exterior do edifício, incluindo a cor (ou quase) original do edifício. Quando as coisas terminam em bem, como costumo dizer, há que louvar todos os “empreiteiros” da obra, como no presente caso. Assim fosse tudo o que se recupera em Chaves (hoje prometo que não falar nas Freiras).

O “elogio” de hoje é duplo. Pois além da recuperação do edifício e instalação da biblioteca, elogio também a escolha do artista que foi escolhido para abrilhantar a sua inauguração, o Mestre Nadir Afonso, o Arquitecto-Pintor, ilustre filho da terra, que tão bom-nome tem dado a nossa cidade além de a projectar por esse mundo fora. Uma exposição digna de ser vista que estará patente ao público até ao fim deste mês. Se ainda não foi até lá, aproveite e delicie-se com a obra do mestre e, depois de estar lá dentro, veja o resto – as novas instalações da Biblioteca Municipal.

1 comentário

Comentar post