Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

O Olhar de Nibes (Aníbal Almendra) sobre Chaves.

03.03.09 | Fer.Ribeiro

 

Foto de Aníbal Almendra

.

 

Às terças-feiras, como já há muito vem sendo hábito, ficam por aqui olhares sobre Chaves diferentes dos meus.  Olhares de alguém que passa por Chaves e a leva registada em imagem. Tem sido assim até à presente data e vai continuar a ser enquanto houver olhares diferentes para trazer aqui, mas chegou a hora de trazer outros olhares que embora diferentes dos meus, também são olhares flavienses, ou seja, olhares de fotógrafos flavienses.

.

 

   Foto de Aníbal Almendra

 

.

Inicio estes olhares com um velho conhecido do flickr, já amigo. Amigo e conhecido que nunca vi, nem conheço pessoalmente, mas que já conheço, pelo menos, desde há dois anos atrás no flickr, com as suas imagens de Chaves ou não, mas é um fotógrafo que sempre me aparece no flickr quando faço uma pesquisa sobre Chaves.

.

 

Foto de Aníbal Almendra

 

.

De facto, se a blogosfera flaviense vai levando a cidade de Chaves por esse mundo fora, não é menos verdade que a cidade de Chaves está muito bem representada com fotógrafos flavienses no flickr, onde apenas são publicadas cerca de 50.000 fotos por minuto, mas onde a cidade de Chaves marca presença diária com as publicações de vários fotógrafos cá da terrinha, ou seja, mais uma forma de levar Chaves, desinteressadamente,  por esse mundo fora, tão grande, mas tão pequeno, que nos entra diariamente pela casa fora, pelo menos, entra nas casas dos amantes de fotografia e, que a julgar só pelo flickr, são uns bons milhões de amantes.

.

 

Foto de Aníbal Almendra

 

.

Nibes é o meu convidado de hoje. É este o nome que me soa no flickr, mas que é o nick do Anibal Almendra, é este o seu verdadeiro nome, e são dele os olhares de hoje sobre a cidade de Chaves.


Anibal Almendra, o nosso flaviense fotógrafo é licenciado pela UTAD em Engenharia do Ambiente.

 .

 

Foto de Aníbal Almendra

 

.

No nossa troca de mail’s para a publicação de hoje, deixou a conhecer um pouco do seu amor pela fotografia:

 

- “ Comecei a fotografar por brincadeira com uma máquina digital, mas rapidamente senti que precisava de algo mais para poder transmitir aquilo que queria. Então fui ao baú de casa e encontrei a velha máquina analógica de meu pai, a qual ainda uso.
Mas como queria experimentar a fotografia totalmente manual comprei uma velhinha TLR russa. Fiquei fã dos negativos de médio formato. Comprei também uma SLR Nikon na feira das velharias no Jardim do Bacalhau. Para reduzir custos aprendi a revelar a preto e branco e utilizo geralmente rolos já fora da validade que vou comprando pela internet, pois em Chaves é virtualmente impossível comprar rolos de médio formato.
É com estes utensílios que tenho fotografado as terras por onde passo.

Pretendo continuar a fotografar a nossa bela cidade enquanto me for possível.”
.

 

Foto de Aníbal Almendra

 

.
Pois por aquilo que conheço do Anibal Almendra, espero que seja possível fotografar a cidade por muito mais tempo e que a continue a partilhar em imagem com esse mundo amante da fotografia, analogicamente ou digitalmente, com rolo fora de prazo ou sem rolo, o que interessa mesma é a sua forma de ver a nossa cidade, formas das quais hoje vos deixo alguns dos muitos exemplares que tem cá da terrinha. Estes e mais olhares que poderá apreciar  na sua galeria do flickr seguindo o link:  http://www.flickr.com/photos/nibes/

.

 

Foto de Aníbal Almendra

 

.

 

Pela minha parte foi uma honra ter por aqui os seus olhares, que espero não serem os últimos, pois pela certa haverá mais oportunidades de trazer aqui os seus olhares.

 

Só resta mesmo agradecer ao Aníbal Almendra ter disponibilizado as suas fotos para publicação neste blog.

 

Até amanhã.

 

 

1 comentário

Comentar post