Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Valdanta

19.08.06 | Fer.Ribeiro

valdanta.jpg

E como hoje é dia de sair da cidade, vamos até aqui ao lado, a uma freguesia que é mais urbana que rural, a mais uma freguesia dormitório de Chaves – Valdanta.


Valdanta é sede de freguesia, fica a apenas 4 quilómetros de Chaves e possui 1200 habitantes residentes (Censos 2001).


Pertencem à freguesia de Valdanta as aldeias de Abobeleira, Cando e Granjinha. Todas elas, tal como a sede de freguesia são aldeias dormitório de Chaves e que na última quinzena de anos tem assistido a um crescimento de construções (moradias) bem acima da média do concelho, não existindo hoje em dia separação física entre a freguesia e a cidade.


É uma freguesia que vai pela certa ter aqui mais post’s, pois a freguesia é rica em património histórico e natural. Abobeleira (que já passou por aqui com a barragem romana), Cando e Granjinha terão aqui o seu devido post.


Entretanto e enquanto este blog vai andar entretido por outras paragens, recomendo uma visita a um blog recente e ainda em construção de um filho da terra – é o blog Valdanta de autoria de J.Pereira, curiosamente um filho ausente mas que tem pela certa muita coisa para oferecer e muitas estórias da freguesia para contar.


Click aqui e vá até Valdanta.


Entretanto hoje fica aqui a foto da Igreja de Valdanta.


Até amanhã, por aí, noutra aldeia de concelho.

1 comentário

Comentar post