Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Largo do Arrabalde

18.08.06 | Fer.Ribeiro
arrabalde1-bl.jpg

É uma opção deste blog mostrar aquilo que temos de bonito e de bom na cidade. Claro que cá na terrinha nem tudo são rosas e se há coisas bonitas para mostrar, também vai havendo algumas coisas feias, ou melhor – degradadas, alguns mamarrachos e alguns atentados… mas eu quero continuar com aquilo que temos de bom.

A imagem de hoje é do Arrabalde. Claro que já toda a gente lhe conheceu melhores dias, mais asseado e sem aquele buracão no meio…mas não se assustem, que nem tudo é o que parece.

O actual executivo camarário projectava para este largo um estacionamento subterrâneo. Como repetidamente tenho afirmado neste blog, em Chaves, ao dobrar de uma esquina ou no abrir de um buraco, encontra-se logo um pedaço de história centenária ou milenária. Foi o que aconteceu aqui, aliás bem previsível.

No início das escavações arqueológicas (obrigatórias em todas as obras do centro histórico), começou-se logo a “tropeçar” com restos significativos da muralha seiscentista e uns metros mais abaixo, com construções romanas, que ao que consta pode tratar-se de um antigo balneário romano de águas termais (dizem).

Tudo aponta para que o tão necessário parque de estacionamento para aí previsto esteja perdido, mas pelo que já está visível nas escavações e pelo que se prevê e há para por à vista, podemos ganhar um museu, bem mais interessante que o parque de estacionamento e penso que a cidade só terá a ganhar com mais um local de atracção arqueológico, histórico e (claro) turístico.

Já diz o ditado: “há males que vêm por bem” – assim seja.

Quanto à rapaziada que anda nas escavações, podem parecer operários a lutar pela vida, mas não… são gente entendida no assunto. Ao que consegui apurar são arqueólogos e estudantes de arqueologia, que voluntariamente prescindiram das suas férias e oferecem o seu trabalho a bem da escavação. Bem hajam e que o futuro venha a premiar o seu trabalho.

Até amanhã, com mais um pedaço de concelho, numa aldeia por aí…




4 comentários

Comentar post