Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Aldeia de Fernandinho

13.08.06 | Fer.Ribeiro
fernandinho.jpg

Limãos, S.Cornélio, Curral de Vacas e Fernandinho, quatro aldeias do concelho que sempre despertaram em mim uma curiosidade singular pelo nome que as aldeias adoptaram, mas o último, Fernandinho, foi mesmo o que mais curiosidade despertou em mim, talvez pelo diminutivo do nome Fernando, o qual não é estranho ao autor do blog.

Pois hoje vamos até Fernandinho, e não me perguntem o porque do nome ou do diminutivo, porque não o sei, agora sei que a aldeia de Fernandinho fica em plena montanha, a 26 quilómetros de Chaves e que pertence à freguesia de Póvoa de Agrações.

Mas o nome até talvez esteja bem empregue. Fernandinho dá-nos a ideia de uma criança e inocente. A Aldeia também é assim. Não é criança mas é pequena e inocente, no meio da montanha entre castanheiros e pinheiros e longe da “civilização” da cidade e de “tudo”. Para se viver lá, pela certa que há que ter uma alma muito pura para se poder conjugar com toda a pureza do ambiente.

Meia dúzia de casas, meia dúzia de pessoas e muitos, mas mesmos muitos castanheiros. Terra de castanha que espreita pela certa por entre os ouriços em que se desenvolvem. Assim é Fernandinho, assim é a sua gente, apertada num ouriço no meio da montanha, mas aberta para um autêntico mar de montanhas onde o verde se confunde com o azul puro do céu..

Surpreende a beleza natural e o olhar sobre terras “distantes” que chegam até Espanha.

Na composição da imagem, os castanheiros e a torre de sineira da capela, de onde se avista o tal mar de montanhas.

Até amanhã de regresso à cidade.