Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Aveleda

05.08.06 | Fer.Ribeiro

aveleda.jpg

Há cerca de vinte anos atrás descobri Aveleda por mero acaso. Por razões profissionais tive que me deslocar a Segirei. Depois de muita curva, muita descida e subida e muito pó (pois então o acesso ainda era feito em estrada ou caminho de terra batida) cheguei a este alto (precisamente de onde tomei a fotografia hoje publicada) e parei.


De entre a paisagem de montanha após montanha, mesmo aos meus pés, num pequeno vale, desenhava-se a aldeia de Aveleda.


Já então, além do mapa do concelho, fazia-me acompanhar pela máquina fotográfica e lembro-me de ter tomado uma foto. A foto reproduzia o meu espanto por ter descoberto tanta beleza junta. O verde de então era ainda mais verde que o de hoje, as montanhas desenhavam-se, montanha após montanha, até terras da Galiza e, bem lá ao fundo, bem aconchegadinha no pequeno vale, uma pequena aldeia. Pelo mapa só podia ser Avelada.


Desde então que guardo na memória este pequeno vale de Aveleda, o recortar das montanhas e um pouco mais além, Segirei e também o seu pequeno vale entalado entre montanhas. Desde então que além de os guardar na memória, tenho-os catalogados como sítios paradisíacos de beleza natural impar.


Depois dos meus sentimentos e das minhas memórias vamos lá então até a Aveleda e sobre Aveleda nada mais vou dizer além do pouco que disse e a razão é simples: Tal como aconteceu com Segirei, sobre Aveleda também já há obra feita e quando é bem feita, há que recomendá-la.


Pois hoje sobre Aveleda recomendo uma visita à sua página não oficial, da responsabilidade de um filho de Aveleda, o Américo Morais Fernandes. Click aqui e faça uma viagem pela aldeia de Aveleda, vai ver que vale a pena.


E já agora, que esta páginas das aldeias sirvam de exemplo a outras aldeias do nosso concelho. Curiosamente duas aldeias vizinhas e da mesma freguesia com duas belíssimas páginas – Segirei e Aveleda.


Até amanhã, noutra aldeia do concelho.

2 comentários

Comentar post