Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves, um museu ao ar livre

02.08.06 | Fer.Ribeiro
4080-bl.jpg

Repetidamente digo que no Centro Histórico de Chaves tropeçamos a todos os momentos com pedaços de história. No dobrar de uma esquina, no abrir de um buraco, damos de caras com a história centenária e milenária. O Centro Histórico de Chaves é um autêntico museu ao ar livre. Não fossem os atentados que se cometeram no seu seio, a degradação do casario e a falta de sensibilidade de entidades responsáveis e alguma gente (muita gente) e o Centro Histórico de Chaves tinha mais que condições para ser Património da Humanidade. Mesmo assim e, desperdiçando o que temos de bom, o Centro Histórico é um museu ao ar livre, só há que apurar a vista.

Pois é um bocadinho desse museu ao ar livre que vos deixo hoje. Numa só imagem dois monumentos nacionais, o Pelourinho e a um bocadinho da Igreja Matriz que embelezam o conjunto de património que é a Praça da República.

Só mais uma lágrima. Tenho reparado que quem nos visita tem curiosidade em descobrir e nosso centro histórico, mas reparo também que o fazem por conta própria e se calha, até atravessam a Ponte Romana sem saber que os seus passos atravessam 2000 anos de história…

Até amanhã em qualquer lugar da cidade de Chaves.

1 comentário

Comentar post