Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Discursos Sobre a Cidade - Emboscadas, por Tupamaro

11.09.09 | Fer.Ribeiro

 

.

 

“…EMBOSCADAS”

 

 

CHAVES é uma terrinha cheiinha de emboscadas!

 

Mal se chega ao Alto do Minhéu, da Padrela ou de Monterrey logo aquele cheirinho dos "Pastéis de Chaves" nos dá o azimute para lá cairmos.

 

Se é tempo das Vindimas, prova-se um galelo e vai-se para a uma Jantarada, quer do mei-dia, quer da noite!

 

Se é Inverno adentro, uma matança aqui, uns Reis acoli    -    e barrigota cheia!

 

Se é tempo quente (Verão) cai-se numa Festa, vai-se a duas, está-se em três e até se lhe perde a conta!

 

As Rusgas, os «concertineiros», os cantadores ao (e de) desafio, os passos de dança, os pontos de encontro de brancos e tintos (bem, e os das promessa e da fé), as merendolas apresuntadas…!

 

Sem sabermos como, sobe-se a S. Lourenço das Eiras, à Bolideira, a S. Cornélio e descobre-se a subida ao Miradouro de CASTELÕES (vão lá, e depois digam-me se CHAVES não é bonita em toda a volta!).

 

Atraem-nos os sinais medievais de Monforte, de Stº Estêvão, de Outeiro Seco, da Lapa, da Praça d’O de Nantes, e os pisca - pisca dos casarios brasonados ou de morgadios em todas as ALDEIAS Normando – Tameganas.

 

O respeito histórico conduz-nos às memórias pré-históricas e pré-românicas de Mairos ou Pastoria, de Curalha ou Vilarelho da Raia, de Nogueira da Montanha ou da Castanheira, da Granginha ou da Groiva Valtolménica, entre outras.

 

E, para rematar, caímos nos braços da «mais que tudo» Flaviense   - aquela por quem os Dinises, estran(g)heiros, Pluteiros, e outros blogueiros, flavínios, normando-tameganos, bárbaros ou de olhos em bico, e BÈTinhos amouriscados ficam e andam todinhos babados (alguns nem dormem só para a espreitar a qualquer hora da noite!)!!!

 

Com pão centeio, presunto, balcerdeiras ou arcossós; batata da boa, couve da melhor; vitela da Pastoria, cordeiro de Noval, ète-cét’ra coisa e tal e o Folar de qualquer ALDEIA, mai-los milhos do Aprígio …. ou os da Granginha, Lá Se Enganam os (estes) TOLOS com todas, e mais outras, emboscadas.

 

Vale-nos o capitão Pizarro para as técnico - tácticas fandangueiras de contra-ataque «à Costa»  -    em «losango», em «quadrado», em decilitros ou em canadas!

 

“””Terra de encanto, que tanta beleza encerra!!!””

 

 

Tupamaro

1 comentário

Comentar post