Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Coleccionismo de Temática Flaviense * Label da Pensão Jaime e Hotel do Parque

24.09.09 | Fer.Ribeiro

 

.

Mais uma vez com a preciosa colaboração de Carlos Caria trazemos aqui duas preciosidades do coleccionismo de temática flaviense, directamente relacionadas com o termalismo de Chaves e Vidago, mais propriamente com as unidades hoteleiras que lhes davam apoio em termos alojamento.

 

Trata-se da “Label” utilizada na Pensão Jaime de Chaves e a do Hotel do Parque de Vidago.

 

A “label” era utilizada nas unidades hoteleiras de Chaves e Vidago, nas malas dos hóspedes nas suas estadias enquanto desfrutavam das estâncias termais de Chaves e Vidago e serviam, essencialmente, para publicitar a respectiva unidade hoteleira.

 

.

 

.

 

Preciosidades que fazem também a memória e história da importância que teve o termalismo na região no século passado, principalmente a de Vidago que se diluiu no tempo e que viu aos poucos, perder toda a sua importância nesta área do termalismo, arrastando consigo a importância do parque hoteleiro, caindo na decadência e fecho da maioria dos seus hotéis e pensões. Felizmente, tem resistido e está actualmente a ser sujeito a obras de restauro um dos hotéis mais belos e interessantes de Portugal, o Palace Hotel, que aliado ao seu parque e campo de golf, continuam a prometer ser um património do qual o concelho de Chaves e particularmente a Vila de Vidago, se pode orgulhar de possuir, como um do mais belos exemplares de Portugal e, porque não, da Europa.

 

Lamentos, vão só e mesmo para a marca das águas de Vidago terem saído do mercado. Mais uma perda para o concelho, infelizmente, a juntar a outras perdas de marcas do concelho, às quais, parecem passar à margem de quem tem responsabilidades nesta terra. Temos pena!

 

Mais uma vez um obrigado ao amigo Carlos Caria, um amigo desta rubrica do coleccionismo do qual esperamos continuar a contar com a sua colaboração.

1 comentário

Comentar post