Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Outros Olhares Sobre Chaves - Marcel Burger e Rik Janssen - Os barbeiros

17.11.09 | Fer.Ribeiro

 

Hoje é dia de outros olhares, diferentes, de alguém que passou por Chaves e a registou em imagem, em pormenores, e até, em intimidades.

 

.

 

.

 

Fotógrafos repetentes neste blog, mas que hoje faço repetir, não só pela temática, mas também porque desde a primeira vez que vi estes olhares, fiquei preso a eles, e, nunca é demais recordar olhares interessantes.

 

Olhares sobre uma das profissões com mais tradição – os barbeiros e as suas barbearias, autênticas salas de estar de cidade onde a conversa: as novidades, o futebol, a pesca, a caça, a anedota, a política, o crime, os negócios e as “gajas”, tudo com uma pitadinha de exagero e onde a verdade nem sempre se consegue distinguir da sua parceira mentira  – são o entretém de quem não pode dispensar os seus serviços ou de quem lá vai, mesmo e só, para passar o tempo e se entreter.

 

.

 

.

 

Claro que hoje em dia a velha barbearia já não é bem aquilo que era. Também se modernizaram, alguns até preferem ser cabeleireiros, mas para os de antigamente, cabeleireiro, ainda cheira a mariquice e nem sequer faz barbas, com espuma, pincel e navalha na cara, que fazer deslizar suavemente uma navalha na cara, não é coisa de qualquer um, é mesmo coisa de barbeiro, a sério.

 

.

 

.

 

Pois os nossos convidados de hoje trazem-nos olhares de barbearias a sério e por sinal, também algumas das barbearias mais antigas da cidade, das que ainda existem, pois algumas já ficaram pelo caminho e pela certa deixam muitas saudades, tal como a velha barbearia do Inácio,  nas Freiras, onde a tradição se fazia até no passar de profissão de pai para filho.

 

.

 

.

 

Os créditos das imagens de hoje vão para o Marcel Burger e para Rik Janssen, que no flickr são conhecidos pelos nicks de Catchcan e Look-to-see, respectivamente e, também respectivamente fica aqui o link para as suas galerias:

 

 http://www.flickr.com/photos/catchcan/

 

 

http://www.flickr.com/photos/60157365@N00/

 

Galerias que os amantes de fotografia não devem deixar de espreitar, para ver boas fotografias, mas também novos locais e novas tendências.

 

Por mim, fico por aqui, pois amanhã há feijoada e feira em Chaves, que promete ser bem molhada, mas ainda sem frio.

 

 

1 comentário

Comentar post