Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Outros Olhares Sobre Chaves - Rufino Lasaosa

22.12.09 | Fer.Ribeiro

 

.

 

Nacionalismos à parte, estou convencido que Chaves e Trás-os-Montes têm muito mais interesse para os nossos vizinhos galegos e espanhóis do quê para os portugueses do nosso Portugal. Não sei porquê (ou aliás até sei mas agora não interessa), Trás-os-Montes raramente está nos planos de férias e das escapadinhas de fins-de-semana prolongados dos portugueses, no entanto, principalmente nas escapadinhas, Chaves e Trás-os-Montes são invadidos por Galegos e espanhóis e, valham-nos os nossos vizinhos que são sempre bem vindos.

.

.

Claro que Chaves, nessas escapadinhas que se repetem e até são antecipadamente conhecidas, poderia estar mais disponível ao nível do comércio tradicional e de eventos festivos, mas mesmo assim, quem nos visita, poderá não partir encantado mas pela certa parte satisfeito, nem que seja apenas em termos de barriguinha, pois em cozinhados e comeres, ainda vamos dando cartas.

.

.

Pois por Espanha, dia 6 de Dezembro é o dia da constituição (feriado nacional) e dia 8 (tal como cá) é dia da Imaculada Conceição (feriado religioso) com o dia 7 só atrapalha, geralmente passa-se por cima dele (ponte) mas este ano, até foi diferente, pois como dia 6 era Domingo, os festejos da constituição espanhola passaram para dia 7 e os espanhóis acabaram por ter 4 dias de mini-férias (contando com o fim-de-semana) naquilo que intitulam “El puente foral”. Uma óptima oportunidade para darem um pulinho até terras de Portugal, geralmente da raia onde Chaves calha quase sempre nos seus itinerários de visita.

.

.

Pois o nosso convidado de hoje é um desses visitantes que aproveitou “el puente foral” para (segundo consta na legendagem das suas fotos) fazer uma visita a Leon (Espanha) e Norte de Portugal. Pela reportagem fotográfica feita em Chaves, pela certa a nossa cidade serviu de pernoita ao nosso convidado e acompanhantes, bem testemunhadas nas fotos que hoje vos deixo e que “roubei” na sua galeria do flickr.

.

.

Ouro sobre azul, pois além de me salvar o post de hoje, as suas fotos também se enquadram na quadra natalícia que atravessamos,  com o brilho das luzes e dos enfeites de Natal atraírem os olhares  e  objectivas dos fotógrafos.

 

Por sinal lindas imagens das nossas ruas iluminadas onde não falta uma foto da nossa Top Model Ponte Romana também vestida de luzes natalícias.

 

Pois para este blog foi um prazer receber os olhares do nosso convidado de hoje que no flickr dá pelo nome de Rufino Lasaosa, que suponho ser o seu verdadeiro nome e que são olhares que vieram desde Pamplona em Espanha.

.

.

Fica também como habitualmente um link para a sua galeria de fotografias no flickr, em: http://www.flickr.com/photos/rlasaosa/ onde  já constam mais de 4500 fotos e onde nitidamente sobressai se um “fotógrafo de viagens” onde, felizmente uma delas, passou por Chaves.

 

E só me resta agradecer ao Rufino Lasaosa os seus olhares sobre Chaves.

 

Até amanhã!