Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

A última bandeira

08.07.06 | Fer.Ribeiro
8-jul.jpg

E como se costuma dizer cá na terrinha – “prontos, acabou” definitivamente não foi desta que somos campeões do mundo – Mas tal como as árvores, morremos honrosamente de pé.

Mas hoje vamos até à nossa nobre cidade de Chaves, terra linda sem igual. 8 de Julho é dia da cidade e das festas da cidade, que de há uns anos para cá vai ganhando tradição. A data, já se sabe, comemora e está associada com uma tentativa ou incursão dos Monárquicos em derrubarem a então jovem República portuguesa, no inicio do Século passado, aquando a república ainda estava a atravessar um período de implantação e os flavienses de então a travaram valorosamente (a incursão, claro).

Há quem conteste esta data como dia da cidade, é um facto, mas também já sabemos que há gente que contesta tudo e mais alguma coisa. Para mim, enquanto não me arranjarem uma data mais importante que o 8 de Julho, esta serve perfeitamente. Mas o que interessa mesmo são as banda na praça e os foguetes no ar. E viva a festa, porque estes pequenos momentos de festa são importantes e então se o nosso Tâmega e a nossa “top model” Ponte Romana servirem de cenário de fundo, tanto melhor.

Quanto à foto, sou dos que concorda que uma imagem vale mais que mil palavras. Hoje fica a última bandeira e as flores, em sinal de gratidão, dedico-as aos nossos rapazes da selecção nacional, que mais uma vez fizeram erguer o ego português.