Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Redial

25.06.06 | Fer.Ribeiro
redial-bl.jpg

Há aldeias do concelho que toda a gente conhece, nem que seja pela simples razão de que são ponto de passagem obrigatória nas nossas deslocações pelas estradas nacionais. Há no entanto outras que para as conhecermos temos propositadamente que nos deslocarmos até elas. Há ainda outras cujo nome é sobejamente conhecido por terem uma placa na estrada nacional a indicar a sua direcção como é o caso da nossa aldeia de hoje: REDIAL.

Quem passa pela Estrada Nacional 2 (a mais longa do país que começa em Chaves e termina em Faro) vê a escassos quilómetros de Chaves a placa de Redial. Mas de Redial só vê o nome. Para se conhecer é preciso mesmo tomar o caminho que a placa indica e ir até lá.

No que a mim me toca, Redial já faz parte do meu itinerário de atalhos ou de passeios ocasionais de domingo há mais de 20 anos. No último passeio fui à procura de uma bandeira e encontrei-a.

Redial fica a 10 quilómetros de Chaves, pertence à freguesia de Vilela do Tâmega e é mesmo uma aldeia rural. Agricultura, alguma emigração (como todas as nossas aldeias) e graças à proximidade de Chaves, é também e naturalmente aldeia dormitório de alguns naturais que trabalham em Chaves.