Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Vilarelho da Raia

24.06.06 | Fer.Ribeiro
vilarelho-1.jpg

E lá diz a canção “ Viva o Stº António, viva o S. João, viva o 10 de Junho e a Restauração…” claro que a canção só é assim por o S.Pedro não rima. Estamos na noite de S.João, na noite das sardinhas, da broa e muito vinho, porque já toda a gente sabe que sardinha não combina com água – Dizem que até faz mal... Vivam então os Santos Populares e em especial o S. João, que é pela certa o mais festejado em tudo quanto é lugar português.

Mas hoje é dia de freguesias e aleatoriamente calhou a vez de Vilarelho da Raia e mais uma bandeira.

Vilarelho da Raia é sede de freguesia e fica a 15 quilómetros de Chaves e com os seus 619 habitantes é uma das freguesias com mais habitantes do concelho. À freguesia pertencem ainda o Cambedo, Vila Meã e Vilarinho (que oportunamente terão aqui o seu post).

Como o próprio nome indica, Vilarelho é uma aldeia e freguesia da raia, pois Galiza (Espanha) fica mesmo (mas mesmo) ali ao lado e que por observação pessoal, é uma freguesia com uma vida muito própria à qual não são alheias as povoações próximas da Galiza.

Quanto a festividades, a freguesia honra-se de ter uma das maiores festas do concelho, que curiosamente rivaliza (por exemplo no tradicional fogo de artifício) com uma aldeia do outro lado da Raia.

É uma freguesia com fortes ligações à Galiza e com muita história e muitas estórias para contar. Reservo alguma história e estórias para o post dedicado ao Cambedo, que merece um tratamento cuidado para que a História, as estórias e a verdade não sejam prejudicadas. Fica a promessa e muitas estórias de encantar e de revolta…

Quanto à foto de hoje, claro que em Vilarelho há muito mais para mostrar, mas como estou a cumprir a promessa das bandeiras, hoje calhou esta!