Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Medronheiros - Arbutus unedo

11.12.06 | Fer.Ribeiro
medronhos.jpg

Estou generoso, tal como a quadra recomenda.

Pois então enquanto o post sobre a cidade se fabrica, fica um post extra.

Medronhos e medronheiros (Arbutus unedo) que por sinal estão tão ligados esta quadra natalícia e que se vão vendo com mais ou menos abundância nas nossas serras e montes.

Sobre os medronhos, além de um fruto bonito e decorativo, é comestível antes da fermentação e utilizado na indústria artesanal no fabrico de aguardente, a famosa aguardente de medronho. Também lhes são conhecidas as suas características medicinais anti-séptica, antinefrítica. Por sua vez as folhas e a casca do medronheiro são muito ricas em taninos e eram usadas para curtir peles. É também conhecido e apreciado pela sua madeira ou lenha para lareiras, além de fabricar um excelente carvão vegetal. Por último é também ornamental, vendo-se com frequência em muitos jardins, aliás a foto publicada é do medronheiro com que a natureza brindou o meu jardim.

Diz-se também dos medronhos e são até famosos pela capacidade de provocar embriaguez e dor de cabeça a quem consome muitos, uma vez que quando maduros, possuem uma certa quantidade de álcool. Talvez por esta razão lhe sejam também associadas lendas e nomes como a “fruta do Diabo”.

Por último diz-se também que na noite de Natal caem todos os medronhos.

Até já na cidade de Chaves.

3 comentários

Comentar post