Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Pereira de Selão

18.06.06 | Fer.Ribeiro
p-selao.jpg

Já há alguns anos que não ia a Pereira de Selão. Aliás a última vez que lá fui ainda as minas estavam em laboração. Nesta última visita fui lá com olhos de ver e sinceramente fiquei surpreendido com o que vi, com a aldeia, com os belíssimos edifícios que tem e com o bom estado de conservação da maioria dos mesmos.

Pereira de Selão fica a 13 quilómetros de Chaves e pertence à freguesia de Vilas Boas. Tal como a grande maioria das aldeias do concelho, é uma aldeia agrícola, mas parece-me ser também agora uma aldeia dormitório ou de fim-de-semana. Digo parece-me porque não tenho nenhum dado para o poder afirmar. Nota-se também ser uma aldeia onde a emigração se faz sentir e, pelo que vi, além das comunidades emigrantes da Europa, com uma comunidade de emigrantes nos Estados Unidos, aliás a foto de hoje parece provar isso mesmo.

E tudo parece correr bem nesta aldeia. Calma, pacata, bem conservada e asseada, com vida nas ruas e, com apenas um pequeno mas grande senão – as minas. As mesmas que há uns anos atrás quando exploradas eram uma fonte de riqueza e de emprego para a aldeia e para o concelho, agora estão abandonadas e o local de exploração ocupado e cheio de água parada. Parecem-me terem-se transformado num lugar perigoso e pouco saudável. Mais uma vez o parece-me, porque não tenho nenhum dado para corroborar as minhas afirmações.

Quanto à foto, lá estão as bandeiras. Neste caso ao lado da bandeira nacional está a bandeira dos Estados Unidos.

1 comentário

Comentar post