Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Loivos

17.06.06 | Fer.Ribeiro
loivos.jpg

Hoje vamos até Loivos.

Loivos fica a 17 km de Chaves, é sede de freguesia à qual pertence ainda a povoação do Seixo, tem (segundo o censos de 2001) 629 pessoas residentes e 460 edifícios o que a torna, em termos de população residente e edifícios existentes, uma das maiores freguesias do concelho de Chaves. E a grandeza, é visível, já não é de hoje, basta visitar Loivos para se compreender a importância de Loivos, talvez mais em tempos passados que hoje em dia, mas continua a ser uma localidade importante para o concelho e importante para quem é apreciador de arquitectura tradicional e senhorial, pois em Loivos, há construções para todos os gostos mas sobretudo belíssimas construções e recantos para apreciar.

Claro que a imagem do post de hoje vem no seguimento daquilo que prometi. Onde houver uma bandeira de Portugal, enquanto Portugal estiver no campeonato do mundo, eu estou lá. Mas Loivos merece passar por aqui mais vezes e fica a promessa que passará.

Quanto a imagem e às bandeiras, como terão oportunidade de vir a verificar oportunamente, muitas vezes ao lado da bandeira nacional, aparece a bandeira de outros países, sobretudo do Brasil, de Angola e dos Estados Unidos o que demonstra a ligação que temos a países irmãos e à emigração e, é uma realidade. Qual é a família flaviense que não tem um familiar emigrante, no Brasil, na América ou retornado das ex-colónias? Apareça a primeira…

Como as palavras são traiçoeiras e muitas vezes não transmitem aquilo que pretendemos, que fique desde já claro, que quando e sempre que refiro a palavra flavienses, estou a referir-me aos naturais da cidade de Chaves e do concelho de Chaves, quer seja de Limãos, de Segirei, do Cambedo ou de Stª Leocádia, isto só para referir alguns exemplos.