Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Santa Marinha - Chaves Rural

10.12.06 | Fer.Ribeiro
sta-marinha2.jpg

O prometido é devido. Vamos então para o post “oficial” de Santa Marinha.

Santa Marinha fica a 17 quilómetros de Chaves e pertence à freguesia de Nogueira da Montanha. O acesso é feito a partir da E.N. 314 (Chaves-Carrazedo de Montenegro), chegados a France (antes ou depois – tanto faz) é só virar à esquerda e logo a seguir é Santa Marinha.

Para não degenerar, segue as características das restantes aldeias da freguesia e das aldeias de montanha, ou seja, pouca população e envelhecida, com gente que vive do que a terra dá (batata, castanha e algum gado, pouco), alguns emigrantes e pouco mais, o costume.

O costume também no tipo de arquitectura dominante, com construções antigas erguidas com pedra irregular de junta seca e estrutura de madeira, a maioria em ruínas, pois só as poucas que ainda são habitadas se mantêm com alguma dignidade de pé e, uma ou outra construção nova que passa a maior parte do ano fechada (11 meses – talvez).

É uma realidade, dura realidade, esta das aldeias de montanha e no entanto, tal como a grande maioria, é uma aldeia simpática, interessante e bonita – só lhes falta vida, a vida que só as crianças e gente jovem lhes sabem dar.

Quanto à foto, acho que a imagem diz tudo, uma casa, uma porta, a caixa do correio sempre à espera de uma carta e o carro estacionado à porta, como convém, claro que cada um estaciona o carro que tem e a mais não é obrigado.

Até amanhã de volta à cidade.

3 comentários

Comentar post