Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Capela de S.Roque

01.06.06 | Fer.Ribeiro
3522-bl.jpg

Ainda há dias o Humberto Serra do “Blog do Beto” publicava no seu blog uma fotografia da capela de S.Bento e referia o rico património religioso que a cidade tem, aliás prolongado a todo o concelho.

Pois hoje é a minha vez de trazer ao blog um bocadinho desse património com a capela de S.Roque.

Tal como tenho várias vezes referido nest blog, Chaves é uma cidade cheia de história, o que a nós “blogueiros” da cidade nos facilita a tarefa. Basta apontar a máquina fotográfica para um local e sai logo de lá muita história e estórias para contar com milhares de anos (pelo menos 2 milhares).

Então vamos lá a um bocadinho da história da capela e do largo onde ela está implantada.

A capela de S.Roque, nem sempre teve este nome, pois ao que consegui apurar inicialmente era dedicada a Nª Srª das Neves até que no local, no Séc. XVII, passou a existir um quartel de cavalaria, passando o nome da capela também para Capela de S.Roque.

Quanto ao largo fronteiro, já foi largo da feira dos porcos, parque de campismo e hoje é um espaço de estar e lazer, com um belíssimo relvado, muitas sombras e uma bela alameda à beira rio entre a Ponte Romana e a nova ponte que curiosamente ficou com o nome de Ponte de S.Roque.

2 comentários

Comentar post