Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Banda de Outeiro Seco

21.05.06 | Fer.Ribeiro
banda-outeiro-seco.jpg

Há dias num post o blog Chaves fazia referência em jeito de homenagem às bandas do concelho. Lamentavelmente na referência não incluí a Banda Musical de Outeiro Seco. Na devida altura pedi desculpas à população de Outeiro Seco e ao Sr. Arsénio Pinto que denunciou o facto e prometi que dedicaria um post à referida Banda. Pois o prometido é devido e hoje aqui estou a dedicar o post à banda e, contar um bocadinho da sua história.

Ao que consegui apurar a ideia da banda nasceu, como todas as boas ideias, num convívio habitual de amigos de Outeiro Seco, que se costumavam reunir para merendar e conviver. Ao que parece a ideia começou a amadurecer e dois desses amigos, o Prof. Eliseu André e o falecido Capitão Cruz começaram a encetar as primeiras diligências para a criação de uma banda. Como na altura o Prof. Eliseu André era Presidente da Junta de Freguesia, expôs a ideia perante o executivo da Câmara Municipal, que desde logo a apoiou, ficando de contribuir com o apoio financeiro para aquisição dos instrumentos. A partir de aí começa a nascer então o esboço da banda, a aquisição dos instrumentos e a formação dos futuros músicos, contando aqui com a ajuda de músicos mais velhos de Outeiro Seco, até que dia 4 de Janeiro de 1998, Outeiro Seco tinha definitivamente uma Banda de Música, que por razões de logística e de outras papeladas, ficou integrada na Casa de Cultura de Outeiro Seco, então já existente.

Ao que sabemos a banda foi inicialmente criada com 40 músicos e paralelamente foi criada também uma escola de música.

Desde então para cá conta já com variadíssimas actuações no concelho de Chaves, nas festas da cidade e em Lisboa.

Aquela que nasceu como uma banda de Outeiro Seco, com todos os seus elementos naturais ou residentes na freguesia, hoje conta com outros músicos do concelho.

Resta dizer que a Banda de Outeiro Seco é dirigida pela batuta do Maestro e Prof. Heitor e tem como responsável máximo o Prof. Fernando Dias, presidente da Casa de Cultura de Outeiro Seco.

Os agradecimentos vão para um dos fundadores da Banda, o Prof. Eliseu André, que me disponibilizou parte das informações e para um dos músicos da Banda, o Arsénio Pinto, que disponibilizou a fotografia para publicação, além de claro se lhe agradecer o alerta da existência da Banda de Outeiro Seco. Para ambos, afinal gente amiga de há anos, o meu obrigado e ao Arsénio, mais uma vez as minhas desculpas por alguns lapsos e mal entendidos passados.

Agora só me resta assistir a um concerto da banda, até lá!

1 comentário

Comentar post