Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre o "Reino Maravilhoso"

19
Fev11

Vamos Brincar!?


 

 

A Câmara Municipal de Chaves há uns anos atrás publicou uma postura municipal em que proibida os animais de andarem na rua à solta. Claro que num concelho rural como o nosso, essa postura era impossível de cumprir e então vai daí que, já que os animais não saiam das ruas havia que tirar deles alguma utilidade para a sociedade e entrou numa de ensino dos mesmos para tarefas diárias em prol da população. A mais conseguida foi a dos cães com o ensino ministrado para ajudar pessoas a atravessar as passadeiras em segurança, colocando-se no meio da via em frente à passadeira enquanto os peões as atravessam ou sinalizando pessoas distraídas que ficam a falar no meio da via.

.

 

 

.

Havia outra postura do género que obrigava os cavalos, éguas, burros e mulas a usar fraldas sempre que circulassem na via pública. Nas aldeias a coisa ainda foi funcionando, embora sem fralda, mas obrigando os proprietários dos animais a andarem de carreta e enxada para apanharem os detritos de animais. Na cidade, nem por isso a postura foi levada em consideração, às vezes até alguns animais de duas patas vão desrespeitando a postura, embora até sem muita culpa …

.

 

 

.

 

Claro que tenho estado ironicamente a reinar embora as posturas até existam, mas fico assim sempre que vejo os políticos a reinarem connosco, a fazerem de nós parvos. Hoje caí na asneira, talvez por cansaço, de não procurar o comando da TV para mudar de canal e ver os meus habituais Simpsons,  enquanto decorriam as notícias e, claro, lá apareceram os do costume, Sócrates e Cavaco, um num de passeio de limpeza de imagem com mais um presente envenenado de construção de uma barragem a troco do fecho da linha do Tua e sacrifício do próprio tua, com as mentiras do costume de que Portugal só tem a ganhar com estes investimentos e com a criação de um milhar de postos de trabalho (que nunca diz ser temporário) e vai esquecendo toda uma população que vive junto ao Tua e que até dependia da linha do Tua para as suas deslocações, além dos habituais problemas ambientais e paisagísticos que a barragem vai gerar.

.

 

 

.

Em simultâneo as notícias mostravam o agravamento das contas com a construção de um luxuoso TGV, do qual não prescinde e que em nada nos vai servir, em que só no troço do Poceirão-Caia se vão gastar cerca de 1700 milhões de Euros  e que já é sabido vir a dar prejuízo. Há dinheiro para TGV’s luxos e outras mordomias dos político mas não há para pagar os abonos de família que significava algum pão para muitas bocas. Venham daí as tais reformas profundas que devem começar pela classe política e pelo sistema actual. Venha daí o voto obrigatório para ver se estes políticos são mesmo os nosso representantes, venha daí o FMI pois a grande maioria não irá sentir a sua presença.

.

 

 

.

Logo de seguida, e ainda a respeito de comboios e TGV’s,  aparece o “angelical” Cavaco Silva a dizer que se orgulhava de tudo que fez como Primeiro Ministro e nos seus feitos, no qual eu incluo o fecho da Linha do Corgo, pois esta nóia contra os comboios e a sua modernização já não é de hoje. O lobby dos transportadores rodoviários e dos construtores de auto-estradas, sempre falou mais alto.

.

 

 

.

Para terminar a noite, recebo as “boas” notícias do Diário @tual (publicadas no post anterior) onde se dá conta que a tal auto-estrada que serviu de pretexto para o encerramento do nosso Hospital (pois o pouco que resta dele não pode ser considerado como tal)  vai passar a ter as anunciadas portagens e o percurso entre Chaves e Vila Real custará 6.40 Euros, o que ida e volta dá 12.80 Euros, mas contando que alguns dos serviços prestados pelo Hospital de Vila Real estão entregues a clínicas privadas de Amarante e Lamego, teremos mais 3.60 Euros (no caso de Lamego) que ida e volta para Chaves custará 20 Euros só de portagens. E Viva o Sócrates e já agora também a nossa deputada flaviense que concorda com tudo que o Sócrates diz, mesmo que seja contra nós.

.

 

 

.

Custa viver no meio de tanta mentira e hipocrisia e ainda por cima vermo-nos despojados daquilo que é nosso e dos nossos e termos de pagar a factura dos luxos e dos equipamentos centralistas e do litoral dos quais não usufruímos. Farto de ser considerado igual em deveres mas não o ser em direitos, farto de ser gozado por esta corja que olha para nós de alto como se fossemos um povo de merda, farto das palhaçadas e troca de piropos entre políticos, principalmente os que ocupam lugares para os quais foram eleitos para nos representar, como os da Assembleia da República onde se fizessem um voto de consciência nem sequer deixavam transmitir em televisão as palhaçadas que por lá se passam. Custa-me ver as aldeias abandonadas e nada fazerem por elas ou pelos resistentes que se negam a abandoná-las. Tudo isto já por si custa e dói, mas gozarem connosco recorrendo constantemente à mentira, dói e custa muito mais. Mais que razão tem a Deolinda, mas não é só ela que é parva, mas todos nós somos parvos, em calar e consentir.

 

Fica a “Parva” da Deolinda:(Para ouvir a Deolinda, por favor desligue o som do rádio na barra lateral, localizado por baixo do calendário).

 


 

2 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

320-meokanal 895607.jpg

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

 

 

19-anos(34848)-1600

Links

As minhas páginas e blogs

  •  
  • FOTOGRAFIA

  •  
  • Flavienses Ilustres

  •  
  • Animação Sociocultural

  •  
  • Cidade de Chaves

  •  
  • De interesse

  •  
  • GALEGOS

  •  
  • Imprensa

  •  
  • Aldeias de Barroso

  •  
  • Páginas e Blogs

    A

    B

    C

    D

    E

    F

    G

    H

    I

    J

    L

    M

    N

    O

    P

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    X

    Z

    capa-livro-p-blog blog-logo

    Comentários recentes

    • FJR

      Esta foto maravilhosa é uma lição de história. Par...

    • Ana Afonso

      Obrigado por este trabalho que fez da minha aldeia...

    • FJR

      Rua Verde a rua da familia Xanato!!!!

    • Anónimo

      Obrigado pela gentileza. Forte abraço.João Madurei...

    • Cid Simões

      Boa crónica.

    FB