Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Barragem de Curalha

20.05.06 | Fer.Ribeiro
barragem-curalha.jpg

Nos últimos anos construíram-se no concelho quatro barragens para rega. A Barragem de Mairos, Nogueirinhas, do Rego do Milho no Cambedo e a barragem de Curalha. Embora estas barragens tivessem sido construídas para rega, criou-se também em seu redor um local de pesca e sobretudo um local de lazer e de estar. São barragens de interior e rodeadas de paisagem natural. Eu diria que são um oásis no meio da montanha e um oásis para a própria montanha e para toda a vida em seu redor, além de, claro, cumprirem ou virem a cumprir a sua função de rega. Como são de fácil acesso (exceptuando a do Rego do Milho) são locais convidativos para um passeio e para quem gosta do interior, de água e de montanha.

Hoje fica aqui uma imagem da barragem de Curalha, a mais próxima da cidade de Chaves e a mais antiga das quatro, talvez também a mais conhecida ou visitada.

Se por acaso a quiser visitar e ainda não conhecer o caminho, não se dirija a Curalha, porque embora a barragem tenha o seu nome, o acesso é feito por Valdanta ou pelo Cando e o melhor, é mesmo perguntar onde fica.