Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves, cidade florida

01.05.06 | Fer.Ribeiro
3251-bl.jpg

A cidade de Chaves é conhecida nacional e até internacionalmente por muitas coisas. O presunto de Chaves, os pasteis, o Desportivo e as termas são talvez o que nos dão mais nome, mas há outras coisas não menos importantes que as pessoas que nos visitam registam na sua memória. A hospitalidade, a gastronomia, o centro histórico e os jardins.

Hoje fico pelos jardins.

Sempre tivemos jardins de referência que davam nome ao próprio lugar. O Jardim Público, o Jardim do Tabolado, o Jardim do Bacalhau e o saudoso jardim das Freiras. Houve tempos em que outros jardins, mesmo sem serem nome de referência, existiam e também deliciavam. O jardim da praça da república, por exemplo.

Mas e embora alguns jardins tivessem dado lugar a praças empedradas, nalguns casos (opinião pessoal) transformação imperdoável (como na Praça da República e Jardim das Freiras), o saldo é positivo. Ganhamos os jardins do castelo, do Forte de S.Francisco e outros pequenos jardins espalhados pela cidade. Tantos e tão apreciados que já deram à cidade de Chaves o prémio de Cidade Florida.

São então os jardins mais um argumento para se visitar Chaves e para Chaves ficar registado na memória.

Quanto à foto de hoje, é do Jardim público, um pequeno arranjo em que a palavra CHAVES é desenhada com pequenos arbustos. Não é o único nem o mais significativo. Decidi-me por este porque é o mais antigo, pois desde que tenho memória, e já lá vão mais de 40 anos, que registo este pequeno arranjo na minha memória e me transporta a outras memórias, quanto mais não seja à memória de um belíssimo parque infantil que havia mesmo ao lado, que era o sonho de todas as crianças de então e não acessível a todos, pois até tinha guarda (ou porteiro) com entrada paga. Outros tempos!