Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Concelho de Chaves - Vilarinho das Paranheiras

29.04.06 | Fer.Ribeiro
Paranheiras.jpg

E porque hoje é Sábado, vamos por esse concelho fora. A 18 Km de Chaves e a 3 de Vidago fica a freguesia e povoação de Vilarinho das Paranheiras.

Vilarinho das Paranheiras faz fronteira com Arcossó (Rio Tâmega), Anelhe (Rio Tâmega), Vilela do Tâmega, Vilas Boas, Selhariz e Vidago. Segundo o Censos 2001, tem 220 habitantes residentes e 134 Alojamentos. No entanto é uma freguesia em crescimento, pois nos últimos anos tem-se verificado na sua periferia o aparecimento de muita construção de habitação nova.

Conheço desde miúdo esta aldeia, de passagem, mas com paragem obrigatória, quer quando a deslocação era de comboio, quer quando era de autocarro. Era uma aldeia onde havia sempre gente, muita gente na rua. Ainda hoje há gente e crianças na rua. Uma prova disso mesmo, é a foto de hoje e das três crianças que fizeram questão de ser fotografadas, e já se sabe que onde há crianças há vida e alegria nas ruas.

Com a rectificação da EN 2 a aldeia perdeu as vistas de nascente, mas soube, aos poucos, virar-se para poente. Quanto ao comboio, perdeu-se também a vida da estação, um belíssimo edifício, como aliás quase todas as estações, que embora esteja fechada há 16 anos, continua ainda a mostrar a sua beleza, mas degradada.

É uma aldeia que merece uma visita, com um núcleo interessante, mais ou menos preservado e com muitos pormenores construtivos interessantes.

Hoje, porque pela certa Vilarinho das Paranheiras estará de novo no blog, deixo-vos com a foto do pelourinho e deste pequeno largo.

Para finalizar, e para quem aprecia, é uma terra de bom e apreciado vinho.

8 comentários

Comentar post