Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Vila Frade

23.04.06 | Fer.Ribeiro
vila Frade.jpg

Começo por pedir desculpas por um ou outro lapso que de vez em quando se cometem neste blog. Como sabem este blog é um projecto pessoal, sem qualquer apoio ou assessoramento. Tudo que aqui se publica, é da minha inteira responsabilidade. Claro que não sou detentor de toda a verdade nem de todo o conhecimento. Sou um cidadão (flaviense) comum. O que aqui publico e o que aqui escrevo, é à minha maneira. À maneira pessoal de ver as coisas. Dá algum trabalho diário quer na recolha de fotografias quer nas recolha de informação e dá também alguma preocupação, mas faço-o por gosto de flaviense que sou, a pensar na cidade de Chaves e no seu concelho e, sobretudo a pensar em todos os flavienses e amigos de Chaves, principalmente os ausentes. Eu sei o que é estar ausente e o que a nossa terra significa. Pelas razões atrás apontadas peço desculpas pelos lapsos às vezes cometidos e agradeço, sinceramente, que usem os comentários para me corrigirem sempre que a informação aqui depositada não esteja correcta.

Tudo isto vem a respeito da foto que hoje publico e que ontem a legendei como sendo de Lamadarcos e, ainda, da banda de Outeiro Seco, que num post anterior esqueci de referir, por ignorância minha.

Pois apresentadas as devidas desculpas e apresentados os devidos esclarecimentos, vamos então para a foto e o texto de hoje.

Sempre que chego a um lugar, povoação, aldeia ou sítio, tento registar através da objectiva qualquer coisa que perdure para todo o sempre. Se houver qualquer coisa fora do comum, seja pela razão que for, eu tento registar. Vila Frade, a nossa aldeia à qual hoje dedico o post, já a conheço há mais de 20 anos. Sempre achei o largo de entrada muito bonito e interessante, principalmente de verão, contudo nunca consegui uma fotografia que conseguisse transmitir o espírito de todo o largo e todo o seu interesse. Na última deslocação à aldeia, fui propositadamente à procura de um click e, acabado de chegar, disfarçada por detrás da aldeia, descobri esta curiosa construção. Confesso que em mais de vinte anos que visito a aldeia, foi a primeira vez que a vi. E afinal do que se trata!? De aspecto monarca, não é pela certa habitação, arrumação ou armazém. Que me conste não é castelo de Rei ou Rainha. Uma torre de vigia, talvez. Mas vigia de que?

Mais uma vez tive que recorrer a quem sabe e desta vez a uma filha da terra. Diz-me ela, que a curiosa construção (afinal) é um pombal.

Sobre Vila Frade podemos dizer que fica a 13 Km de Chaves, pertence a freguesia fronteiriça de Lamadarcos (que muitos insistem em Lama de Arcos), freguesia rural, com 425 habitantes, 168 famílias e 335 alojamentos. Os dados são dos Censos 2001.

6 comentários

Comentar post