Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves rural quase urbana - Outeiro Seco

18.03.06 | Fer.Ribeiro
out-seco.jpg

Hoje vamos até Outeiro Seco.

Mais que freguesia rural é uma freguesia quase urbana, pois o facto é que entre a cidade de Chaves e Outeiro Seco já não há separação física, aliás, a antiga freguesia deu recentemente origem a uma nova freguesia urbana, a de Stª Cruz-Trindade.

É também uma freguesia universitária e a caminho de ser industrial e de serviços, pois é lá que está instalada a Escola Superior de Enfermagem, é lá que está prometida a Universidade ou um Pólo (ao qual o edifício da foto não será alheio) e é também lá que nova zona industrial, plataforma logística e mercado abastecedor estão a ser construídos e quase em fase de conclusão.

Quanto a património, possui uma igreja românica, a igreja da aldeia (no centro) e mais três capelas (uma delas integrada neste conjunto que se vê na foto).

A freguesia é também atravessada pela IP3, agora auto-estrada onde está previsto existir um nó de ligação.

Com tanta infra-estrutura existente, em execução e projectada, além do património, Outeiro Seco arrisca-se a ser uma das freguesias mais importantes do concelho, não deixando contudo de ser também uma freguesia rural. Recorde-se que o vale agrícola da margem direita do rio, está quase todo integrado na freguesia.

Quanto à foto, trata-se do Solar dos Montalvões, propriedade da Câmara Municipal e que foi adquirido para instalação da tal universidade que ainda nunca passou do projecto, prevendo-se que nesta bela mas também degradada construção, seja instalada a Reitoria da tal (universidade).

Quanto a Outeiro Seco, terá pela certa direito a mais que um post neste blog, pelo menos a Igreja Românica merece um post próprio.

2 comentários

Comentar post