N.Srª das Brotas, LUMBUDUS e TAMAGANI
Manda a tradição que logo ao seguir ao Domingo de Páscoa se realize a festa em homenagem a Nossa Senhora das Brotas, hospedada na capela do Forte de S.Neutel, local onde se realiza a festa, ou tentativa de festa, pois está bem longe dos dias grandes do passado em que era mesmo festa, pois hoje em dia, há momentos em que os mordomos e músicos são mais que o povo que acorre ao local.
Pela minha parte, mesmo sem promessa, passo por lá todos os anos, talvez por guardar boas recordações desta festa, dos meus tempos de liceal em que segunda-feira à tarde até havia dispensa de aulas, e claro, basta juntar música e juventude para que a festa aconteça naturalmente. Agora, são mais “os velhos do Restelo” os que povoam o recinto e, quem sabe, se não será mesmo por aí que esta festa pode continuar a ter futuro. Claro que para a festa acontecer não basta a boa vontade de meia dúzia de carolas, embora seja de elogiar a sua persistência, é necessário muito mais e o empenho de quem se deve empenhar que alguma coisa aconteça em Chaves, mas penso que por aí também estamos conversados, pois muito pior que a atual crise económica, financeira e política, há a crise de ideias.
Mas enfim, a festa lá vai dando para limpar o forte e até dá para aproveitar para recolher ervas medicinais, mas como o dia das merendas é só hoje, porque hoje é que é o dia da padroeira, talvez a festa se componha um pouco, pois os comes e bebes são sempre um atrativo extra e depois há que acabar com o folar.
E das festas populares vamos dar um salto à arte que vai acontecendo por cá e por mão das Associações, neste caso da LUMBUDUS – Associação de Fotografia e Gravura e da TAMAGANI – Associação de Artistas Plásticos do Alto Tâmega e Val de Monterrei que hoje inauguram exposições.
Fotografia de Humberto Ferreira
A LUMBUDUS inaugura mais uma exposição no espaço do Pólo de Chaves da UTAD/Escola Superior de Enfermagem. Uma exposição coletiva dos seus associados e subordinada ao tema “Terras de Monforte”. Exposição que resulta de uma seleção dos trabalhos submetidos ao concurso de fotografia do XIII Encontro de Blogs e Fotógrafos que ocorreu na freguesia de Águas Frias/Castelo de Monforte.
Fotografia de NORDESTAFL
Às 18 horas de hoje inaugura também no espaço de exposições da TAMAGANI uma exposição conjunta de associados TAMAGANI e LUMBUDUS, intitulada “Duas Artes/Diferentes Olhares” tendo como tema “A Primavera”.
E é tudo por agora, pois às 9 horas teremos por aqui a habitual crónica de João Madureira de “Quem conta um ponto…”








