Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Faiões quase rural quase urbana...

04.03.06 | Fer.Ribeiro

faioes-esc.jpg

Faiões é assim uma mistura de freguesia rural com freguesia urbana. Rural porque é rural e domina parte da veiga de Chaves, urbana porque dada a proximidade ao centro da cidade (cerca de 5 km) funciona também como freguesia dormitório de Chaves. Curiosamente e muito antes de conhecer a freguesia e povoação de Faiões, conheci o termo Faiões.


Como já várias vezes o disse neste blog, as minhas origens de nascença e adolescência estão na Casa Azul. Origens de nascença, porque ainda sou do tempo que se nascia em casa, ajudados a ver a luz do dia, no meu caso e segundo consta, pela Amélinha Parteira. Isto para ir de encontro a Faiões. É que desde tenra idade que me lembro dos “bandos” de estudantes que se deslocavam de bicicleta até à cidade para estudar, no então Liceu ou escola Industrial e Comercial (estou a falar dos anos 60 inícios de 70). Desde sempre que me lembro “deles” a passar na estrada, a “bicicletar” e quase sempre a falar e brincar entre eles, como recordo bem os colegas de Liceu naturais de Faiões, com destaque para um apelido, porque sonante, ficou registado na memória – A família dos Melões.


Faiões é também conhecida, desde que tenho memória, pela panificação, fabrico de pão e pela antiga moagem. Em miúdo esperava sempre pelo trigo de 4 cantos para o pequeno almoço, era assim que se chamava … é bom recordar, e Faiões está ligado às recordações que tenho na memória.


Mas continuando, como sabem o blog dedica os fins-de-semana às freguesias rurais. Não estava programado para hoje um post sobre Faiões, mas ontem recebi um mail em que anunciava um blog de Faiões. Juntei, como se costuma dizer, o útil ao agradável, e dedico o post de hoje a Faiões aproveitando para vos falar de um blog dedicado a Faiões. Click aqui e vá até lá. Um exemplo a seguir pelas outras freguesias para dar-mos a conhecer a nossa terra e o nosso concelho. Felicidades para o blog Faiões.


Agora a imagem de hoje. É a escola primária de Faiões. Diga-se que é um dos edifícios das escolas primárias que conheço mais bonitos, senão o mais bonito do concelho e de todos que conheço. Pouco sei da história do edifício (ainda) mas prometo vir de novo dizer mais qualquer coisinha a respeito dele.

7 comentários

Comentar post