Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves e o Sapateiro

01.03.06 | Fer.Ribeiro
2683-bl.jpg

Hoje, ou aliás, ontem, dia de Carnaval, falhei ao desfile de Verin (Espanha), o único Carnaval que aqui pela região vale a pena ver. Como o dia estava bonito, com muito sol embora com ar de neve, resolvi dar uma voltinha pela cidade, assessorado (sempre) pela minha pequena. Claro que o objectivo da pequena era o parque infantil. Propositadamente estaciono sempre longe do parque infantil, de modo a que pelo caminho lhe possa mostrar a nossa cidade e bater umas fotos. Hoje estacionei na Rua 25 de Abril, subi as escadinhas que desaguam na Rua do Correio Velho, virei para a Rua do Poço e parei. O Quim sapateiro estava no seu “buteco”. Dei dois dedos de conversa com ele, apreciámos a sua passarada, metemo-nos e provocamos a sua pega e, já que estava em maré de fotografia, bati algumas fotos.

Eis então o Quim sapateiro nas suas novas instalações. Depois de dezenas de anos na arte de reparar sapatos (e botas) encostadinho à muralha, quis o destino que a muralha desabasse sobre o seu trabalho e tivesse que procurar novo pouso na Rua do Poço.

Se não me engano é um dos dois sapateiros tradicionais que ainda existem na cidade de Chaves e sem sucessores à vista na continuação da arte. Nem que seja só por isso, pela arte nobre do ser sapateiro, o Quim merece o destaque no dia neste blog. E já agora, quando precisar de consertar ou remendar uns sapatos, já sabe, o Quim está na Rua do Poço, e passe a publicidade, que trabalho até nem lhe falta, mas às vezes dá jeito saber que ainda existem um Quim Sapateiro.

Um abraço para ele.

3 comentários

Comentar post