Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves Rural - Curalha

26.02.06 | Fer.Ribeiro
curalha.jpg

Hoje foi um daqueles dias frios de Inverno, alguma chuva, muito escuro e nostálgico. Daqueles em que o quentinho de casa apetece e até se recomenda, mas a vida é a vida e nem sempre se pode usufruir daquilo que apetece ou se recomenda. Enfim, valeu pela foto, embora as condições para fotografar também deixassem muito a desejar.

Pois hoje fomos até Curalha, sede de freguesia, a 7 Km de Chaves. Sede de freguesia e única povoação da freguesia. É uma freguesia que vive da agricultura e da cidade. Em tempos, com o comboio, Curalha até tinha estação, a estação do Tâmega, que tinha a sua importância, principalmente em mercadorias e na sua situação estratégica junto à Estrada Nacional 103, então a única ligação com terras de barroso. O Tempo passou, o comboio faz parte da história desta freguesia e hoje resta-lhe a agricultura.

Historicamente, é conhecida pelo castro de Curalha, que aparece nos roteiros históricos e que até tem publicações dedicadas, mas só e quase apenas isso.

De interessante a freguesia possui ainda a antiga estação, que embora privada, foi recuperada com gosto e preservando o que de bom existia, tem ainda o rio, os moinhos e a ponte do antigo comboio. Será portanto uma freguesia que pela certa terá mais vezes lugar neste espaço. Até lá, fiquem bem e gozem o que ainda resta deste fim de semana.

2 comentários

Comentar post