Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CHAVES

Olhares sobre a cidade de Chaves

Chaves - Forte de S.Neutel

20.02.06 | Fer.Ribeiro
742-bl.jpg

Foi notícia na imprensa local deste fim de semana a requalificação do forte de S.Neutel, no âmbito do POLIS. As boas notícias são sempre bem vindas. Já há muito e repetidamente o disse aqui, que este forte pedia um bocadinho de atenção. Embora no passado recente já tivessem havido algumas intervenções, principalmente no interior com a construção do anfiteatro e a nível exterior com a iluminação (iluminação que já faz parte da história) é notório que muita coisa ainda há que fazer por este forte.

Confesso que não conheço o projecto de requalificação, mas só a ideia de requalificar já é boa, no entanto, não basta requalificar, é necessário também (com a requalificação) dar vida de modo a preservar, principalmente “guardar” aquilo que se requalifica. Digo isto, porque como flaviense e conhecendo a “nossa” realidade, sei que a “noite” e cada vez mais o “dia” muitas vezes são ingratas para o nosso património histórico.

Requalificar - sim senhor, mas também dar vida, preservar e proteger, como quem faz de conta que é uma coisa nossa, de que nós gostamos (ou orgulhamos) e que está em nossa casa.

1 comentário

Comentar post